A atriz, escritora e documentarista, Maria Ribeiro, participa do programa Sílabas e Sons em edições especiais nos Museus de Mariana e Boulieu, instituições geridas pelo Instituto Cultural Aurum com patrocínio master do Instituto Cultural Vale.
Conduzido pelo professor decano da PUC Rio Júlio Diniz, Maria Ribeiro conversa com o público das cidades de Mariana e Ouro Preto nos dias 30 de abril e 01 de maio, respectivamente, sempre às 20h. O bate-papo inédito irá abordar temas diversos do universo feminino, maternidade, jornalismo, dramaturgia, além da vida e carreira de Maria Ribeiro.
Maria Ribeiro foi colunista do jornal “O Globo” e da revista “Veja Rio” e, atualmente, é escritora da Uol e da Gama. Além disso, é autora dos livros “Trinta e Oito e Meio”, “Tudo o que eu sempre quis dizer mas só consegui escrevendo” e “Crônicas para ler em qualquer lugar”, este último em parceria com Gregório Duvivier e Chico de Sá. Ela também foi apresentadora do programa “Saia Justa” do canal GNT, dirigiu os documentários “Outubro”, “Domingos” e “Los Hermanos”, e atuou em séries, novelas e nos filmes “Tropa de Elite” 1 e 2. Durante o bate-papo, Maria Ribeiro irá compartilhar com o público detalhes da sua vasta trajetória de vida e profissional.
Os ingressos para o bate-papo são solidários e já podem ser retirados gratuitamente na plataforma Sympla ou na recepção dos Museus mediante a troca por 1kg de alimento não perecível. Por meio do Programa, toneladas de alimentos já foram destinados às entidades sociais de atendimento às crianças e adolescentes da região.
Integram também o evento de lançamento da programação do Instituto Cultural Aurum, a abertura da exposição “Camada por Camada” de Carol Reis e Valentina Brocchetto no Museu de Mariana às 18h30, além de coletivas de imprensa com jornalistas do estado e da região, na terça-feira, dia 30, às 17h no Museu de Mariana e na quarta-feira, 01 de abril, no Museu Boulieu, em Ouro Preto, às 18h.
Sobre o Instituto Cultural Vale
O Instituto Cultural Vale acredita que a cultura transforma vidas. Por isso, patrocina e fomenta projetos em parcerias que promovem conexões entre pessoas, iniciativas e territórios. Seu compromisso é contribuir com uma cultura cada vez mais acessível e plural, ao mesmo tempo em que atua para o fortalecimento da economia criativa.
Desde a sua criação, em 2020, o Instituto Cultural Vale já esteve ao lado de mais de 800 projetos em 24 estados e no Distrito Federal, contemplando as cinco regiões do país. Dentre eles, uma rede de espaços culturais próprios, patrocinados via Lei Federal de Incentivo à Cultura, com visitação gratuita, identidade e vocação únicas: Memorial Minas Gerais Vale (MG), Museu Vale (ES), Centro Cultural Vale Maranhão (MA) e Casa da Cultura de Canaã dos Carajás (PA). Onde tem Cultura, a Vale está. Visite o site do Instituto Cultural Vale: institutoculturalvale.org.
Sobre Instituto Cultural Aurum
Há mais de duas décadas, a empresa Aurum Produção e Eventos se desenvolve valorizando as múltiplas manifestações culturais brasileiras. Com о intuito de proporcionar uma maior amplitude de suas ações nas instâncias patrimoniais, educacionais e na preservação dos patrimônios material e cultural em toda a sua diversidade, democratizando o acesso e fomentando expressões artísticas, foi criado, no ano de 2021, o Instituto Cultural Aurum. Sua atuação – em museus e centros culturais – é sustentada pela visão de que a educação e a cultura são instrumentos de transformação social, capazes de gerar impacto positivo na vida das pessoas e construir um legado para futuras gerações.
Sobre o Museu Boulieu
O Museu Boulieu – Caminhos da Fé, localizado em Ouro Preto, acolhe a coleção formada pelo casal Maria Helena e Jacques Boulieu. O acervo reúne peças provenientes de variadas regiões do mundo nas quais se projetou a cultura ibérica levada pelos navegadores e conquistadores portugueses e espanhóis. Completando recentemente 2 anos de funcionamento, o espaço já recebeu mais de 75 mil visitantes. Sendo mais de 8 mil em visitas mediadas e oficinas, firmou parcerias com cerca de 350 instituições, além de realizar mais de 70 eventos para mais de 38 mil pessoas.
O Sílabas e Sons
O Programa Sílabas e Sons, desde de 2022, já recebeu milhares de pessoas e promoveu encontros com renomados artistas e o público, como Zezé Motta, Toni Garrido, Leila Maria, Elisa Lucinda, Jorge Vercillo entre outros no Museu Boulieu, em Ouro Preto, e no Museu de Mariana, rota do turismo histórico de Minas Gerais. Além de Minas, o programa desembarcou no litoral capixaba no último ano, integrando a programação do Parque Cultural Casa do Governador, em Vila Velha, no Espírito Santo.
Em cada encontro mensal o programa aproxima o público da trajetória de nomes consagrados por meio de um bate-papo descontraído entremeado de performances e canções. O programa é um convite para que o público se aproxime da trajetória desses artistas, suas histórias de vida, curiosidades sobre a carreira, revelando suas opiniões e valores, possibilitando o diálogo direto, dinâmico e produtivo com o público.
Ao contar com a mediação de Júlio Diniz, pesquisador, ensaísta e professor decano da PUC Rio, o projeto tem como objetivo ampliar a compreensão da trajetória bem-sucedida, mostrando também o trabalho árduo que acontece por trás dessas carreiras, desmitificando muito da aura que cerca a profissão do artista.
Serviço
Museu Boulieu
Endereço: Rua Padre Rolim, 412, Centro, Ouro Preto – Minas Gerais, Brasil
Como chegar: https://maps.app.goo.gl/vhXhQAX5zbKyzhGp8
Coletiva de Imprensa – dia 29 de abril, às 14h.
Sílabas e Sons com Maria Ribeiro – dia 01 de abril, às 20h
Ingressos: Sympla