Número de registro
1159
Denominação
Classificação/Tipologia
Movimentação
Local atual
Sala 03 América Latina, Vitrine 05, Lado A, 3ª prateleira centro
Tipo de movimentação
Exposição de longa duração
Resumo descritivo
Escultura em madeira entalhada em um só bloco, policromada. Nossa Senhora, sentada, apresenta o menino Jesus em seu colo. Essa invocação, sem os atributos, enuncia Nossa Senhora de Belém apresentando o Menino que acabara de nascer, vestido com uma túnica branca. Assim se apresenta em pinturas andinas.
A escultura nasce sobre uma base poligonal, com a figura materna concentrada, em posição frontal, as pernas flexionadas para acolher o Menino, o qual se movimenta entre as dobras do manto que se abre nas pernas, fecha nos joelhos e se abre novamente, como um útero, em seu colo. Na altura das mãos, que seguram a criança buliçosa, o manto se fecha para se abrir mostrando a túnica vermelha no peito e fecha na gola. A cabeça tem inclinação quase imperceptível. O cabelo é aderente e se volta apenas para trás. A face da Virgem é serena, olhos atentos e lábios bem delineados. Há pintura de florais no manto. A face posterior está danificada em toda a sua extensão, exceto a cabeça.
Material
Data de produção
Técnica
Local de produção
Anotações do Colecionador
Escultura em madeira policromada em cores vivas. Esculpida num so bloco de madeira. Faltam a parte traseira e o encosto
Bibliografia
MEGALE, Nilza Botelho. Invocações da Virgem Maria no Brasil. Petrópolis: Editora Vozes, 1998. p. 351-356.