Número de registro
486
Denominação
Classificação/Tipologia
Movimentação
Local atual
Sala 03 América Latina, Vitrine 05, Lado B, 2ª prateleira direita
Tipo de movimentação
Exposição de longa duração
Resumo descritivo
Nossa Senhora do Carmo é venerada pela Ordem dos Carmelitas, fundada por São Simão Stock no século 13, na Inglaterra. Segundo a tradição, a Virgem apareceu ofertando-lhe um escapulário para que levasse no peito. Na iconografia, a Virgem aparece vestida com o hábito carmelita, marrom, com uma pala como peitoral, manto e segurando o menino Jesus em seu braço esquerdo. No braço direito estendido coloca-se o escapulário e, nesse caso, as almas que estão no purgatório é que receberão as bênçãos de sua intercessão.
Em manuscritos gregos, antigos, a Virgem aparece apiedando-se das almas réprobas, ou seja, condenadas ao fogo do inferno, e pedindo por elas a São Miguel. Os escritos elucidam que o arcanjo teria cedido ao desejo de Maria, que teria ido até o inferno e se viu perjurada por delatores e blasfemos. Porém, interessa-se pelos suplícios das mulheres, e seu Filho concede a elas uma trégua anual de seus sofrimentos, desde a Páscoa até a festa de Todos os Santos. Essas são as evocações aos réprobos (RÉAU, 2008, p. 751).
Nesta representação, a Virgem do Carmo está no purgatório, aliviando o fogo do purgatório para as chamadas alminhas. Trata-se de pequenas figuras de mãos postas, suplicantes, que se colocam ao redor da base incandescente. Em geral, são executadas para ser encaixadas e retiradas, como exemplo do poder da intercessão da Virgem em resgatá-las do purgatório. São imagens exemplares, de ensinamento catequético, para melhor compreensão do papel misericordioso da Virgem Maria.
A origem da Ordem Terceira do Carmo situa-se nos frades ou irmãos da Bem-Aventurada Virgem Maria do Monte Carmelo, na Palestina, por volta de 1240, seguidores da Regra de Santo Alberto, seu patriarca. Foi durante o século 13 que Simão Stock, santo que teve a visão de receber o escapulário de Nossa Senhora do Carmo, fundou inúmeros conventos e a Ordem Terceira do Carmo.
Material
Data de produção
Técnica
Local de produção
Anotações do Colecionador
Escultura em pedra de Huamanga policromada. Padroeira das almas que são jogadas no purgatorio. Pedestal mostrando 3 almas sofredoras, coroa de prata.
Bibliografia
RÉAU, Louis. Iconografía del arte cristiano. Iconografía de la Bíblia. Nuevo Testamento. Barcelona: Ediciones del Serbal, 2008.