Número de registro
744
Denominação
Classificação/Tipologia
Movimentação
Tipo de movimentação
Exposição de longa duração
Local atual
Sala 01 Ásia, Vitrine ilha 01, 2ª prateleira esquerda
Resumo descritivo
Escultura em marfim escuro, sobre uma rica peanha, elaborada com motivos vegetalistas vazados, com as folhas invertidas, com fios perolados no dorso, ora côncavas, ora convexas. A Virgem ergue-se de maneira elegante, com vestimentas ornamentadas nas barras duplas, com gregas ziguezagueantes. Uma sobretúnica cai com dobras suaves, ondulantes, de tecido fino empregado a enobrecer as vestes.
O Menino está posicionado em seu braço esquerdo e amparado pelas duas mãos maternas. Com túnica com pregas regulares, segura um globo, semioculto em sua mão esquerda; a direita, segundo a iconografia, movimenta os dedos em gesto de bênção. Aqui, a mão está apenas esboçada sobre o peito de Maria.
A cabeça da Virgem está rígida sobre o pescoço e circundada por uma espessa cabeleira, delineada por traços retos em direções opostas que caem em pontas enroladas. Sua face é serena, mas ausente, pelos olhos vazados e lábios inexpressivos. As orelhas são muito evidentes, descobertas; também estão nos modelos europeus, simbolizando a percepção dos sons inaudíveis, obediência à palavra divina. Na tradição hindu, os Vedas foram transmitidos da boca para o ouvido. Os discípulos eram obrigados a decorar os ensinamentos do mestre – e os Vedas são chamados de Sruti, o que tem de ser ouvido (SANTOS, 2002).
Material
Data de produção
Técnica
Local de produção
Anotações do Colecionador
Escultura em marfim patinado, veu, bela base de madeira, separada, decorada de folhas de acanto, belo rosto
Bibliografia
SANTOS, Lucila Morais. A sagração do marfim. São Paulo: Pinacoteca, 2002, não paginado.