Número de registro
381
Denominação
Classificação/Tipologia
Movimentação
Tipo de movimentação
Exposição de longa duração
Local atual
Sala 03 América Latina, Vitrine 05, Lado A, 4ª prateleira direita
Resumo descritivo
Imaculada Conceição, escultura em madeira entalhada, está de pé sobre uma peanha de rostos de anjinhos. A falta dos braços e da mão impossibilita a correta atribuição, se Conceição ou Assunção. Os atributos, como o crescente lunar, que elucidaria ambas as devoções, assim como as estrelas e até mesmo a serpente, não se apresentam nesta obra.
A Virgem está vestida com roupas régias, armadas, com tecidos espessos a formar três grandes pregas na parte frontal, com linhas em zigue-zague simulando amarrotados. O manto a dignifica ainda mais, tomando a forma triangular, semelhante à das Virgens entronadas nos altares e ornadas com modelos oferecidos por ricos doadores. Vista de perfil, sua efígie se torna pródiga, prenunciando a face posterior em que atinge a majestade – com o manto pesado, piramidal, sobre o qual escorrem as madeixas ondulantes. Os vestígios pictóricos indicam o desaparecimento de rica pintura de tecidos adamascados com dourados no manto e na túnica.
Material
Data de produção
Técnica
Local de produção
Anotações do Colecionador
Escultura em madeira escura policromada de Virgem vestida de uma capa triangular. Pequeno busto, longo cabelo. Grande base maciça. Tres anjos. (Ver quadros da escola de Cuzco, vestidos com o mesmo tipo de capa).