Número de registro
901
Denominação
Classificação/Tipologia
Movimentação
Tipo de movimentação
Exposição de longa duração
Local atual
Sala 03 América Latina, Parede
Resumo descritivo
Santa Rita nasceu em Cássia, na Itália, em 1391. Ainda jovem, quis entrar para o convento, mas fora prometida em casamento para Paulo Ferdinando. Teve dois filhos, que seguiram a vida pregressa do pai depois do casamento. O pai foi assassinado e a mãe soube que os filhos o vingariam. Orou para que isso não ocorresse, pois seus filhos seriam assassinos. Os filhos morreram antes de vingar a morte do pai. Viúva e sem os filhos, desejou entrar para o convento dos agostinianos em Cássia, mas foi recusada. Não desistindo, pediu por seus santos protetores – São João Batista, Santo Agostinho e São Nicolas de Tolentino – e, de maneira milagrosa, foi aceita no convento em 1441.
Nesta pintura, Santa Rita de Cássia está de joelhos diante de um altar. A composição segue normas da perspectiva renascentista – com apenas um ponto de fuga – ao ambientar a cena em uma capela do monastério. A santa, em êxtase, abre os braços e distende os dedos em gesto de total abertura para receber as graças divinas. Ajoelhada sobre rico tapete, seu hábito escuro contrasta com as roupas coloridas dos anjos, que a amparam para suportar o encontro místico. Sobre a base rígida do altar encoberto por tecidos bordados encontram-se o livro das orações, o crucifixo e o castiçal. Todo o aparato está sob um baldaquino.
O ambiente condiz com as regras rígidas da vida reclusa: paredes lisas, sem ornamentos, o arco pleno da arquitetura remete ao imaginário dos claustros silenciosos. Ao fundo, uma árvore indica o local do horto. A claridade amarelada, para onde o olhar do observador segue depois de ter passado pela linha do tapete, subindo para as mãos da santa, seu rosto emoldurado pelo véu escuro, há um suspiro e alívio visual. Uma linha ondulante com claros dos rostos quebra a verticalidade do altar e do arco. As linhas horizontais posicionam-se acima, no baldaquino vermelho e no friso em ocre emergindo da zona escura onde se encontra o crucifixo.
No êxtase de Santa Rita de Cássia, santa das causas impossíveis, está aureolada por detrás da asa do anjo – amparada por anjos das virtudes, presentes em atos milagrosos. Suas vestes são ricas, de tecidos vaporosos e indumentária sofisticada com peças sobrepostas.
Data de produção
Local de produção
Anotações do Colecionador
S Rita de Cassia, ajoelhada diante do crucifixo, amparada por dois anjos. Uma espinha arranha sua testa
Bibliografia
RÉAU, Louis. Rita de Cascia. In: Iconografía del arte cristiano. Iconografía de los santos. Barcelona: Ediciones del Serbal, 2008. v. 5, t. 2, p. 136.