Número de registro
712
Denominação
Classificação/Tipologia
Movimentação
Tipo de movimentação
Exposição de longa duração
Local atual
Sala 01 Ásia, Vitrine ilha 01, 1ª prateleira direita
Resumo descritivo
São Vicente Ferrer executado em marfim e asas de prata fixadas. A iconografia do santo dominicano (Valência, Espanha, 1350 – Vannes, Bretanha, 1350) percorreu a Europa pregando o entendimento entre as cortes papais de Roma e Avinhão. Seus sermões contundentes, em especial sobre a conversão ao cristianismo, pois haveria a chegada do Juízo Final, lhe valeram essa iconografia como o anjo anunciador do Juízo Final, com uma trombeta e asas.
Esta peça, de bela postura inclinada, determinada pela materialidade do marfim, possibilitou ao artesão elaborar um rigoroso drapeado em seu traje característico dos padres predicadores, ditos dominicanos. A túnica lhe cai até os pés sobre os repuxados, indicando seus caminhos percorridos para suas ações tanto de conversão como de entendimento entre as cortes. O escapulário desce praticamente reto, saindo da altura da ampla gola frisada com pregas, no sentido contrário daquelas da túnica. A capa, do lado da trombeta, possibilita, com a sobreposição dos tecidos, imprimir certa profundidade conseguida com mais sucesso com os braços e as mãos, uma a segurar o instrumento e outra a indicar os céus, de onde virá o julgamento para todos. O contraponto do corpo com a inclinação da cabeça imprime certo mistério, confirmado pela presença das asas. A criatura humana alada é plena de misticismo.
Data de produção
Técnica
Local de produção
Anotações do Colecionador
Escultura em marfim em curva, ponta de presa triangular, asas novas, resplendor de prata
Bibliografia
ESCUDERO, Lorenzo de la Plaza et alii. Guía para identificar los santos de la iconografía cristiana. Madrid: Cuadernos Arte Cátedra, 2018. p. 332-335.
RÉAU, Louis. Iconografía del arte cristiano. Iconografía de los santos. Barcelona: Ediciones del Serbal, 1998. v. 5, t. 2, p. 328-331.