Número de registro
667
Denominação
Classificação/Tipologia
Movimentação
Local atual
Sala 03 América Latina, Vitrine 05, Lado B, 2ª prateleira direita
Tipo de movimentação
Exposição de longa duração
Resumo descritivo
Escultura em madeira trabalhada em um só bloco e policromada, com olhos de vidro. Francisco nasceu na cidade de Paula, na Calábria, em 1416. Seus pais rogaram por São Francisco de Assis para que tivessem um filho. Ainda pequeno, caiu gravemente enfermo e novamente as preces ao santo franciscano se intensificaram. A promessa pela cura é que o vestiriam com o hábito religioso. Aos 13 anos, foi para o convento durante um ano, em Cosenza.
Tornou-se religioso e passou a ter uma vida de ermitão. Em 1474, fundou a Ordem dos Mínimos, aceita pelo papa Sisto IV. Foi para a França para curar o rei Luís XI e lá permaneceu durante 20 anos. Entre seus feitos milagrosos, previu a tomada de Otranto pelos turcos, na qual a população foi massacrada. Na mesma região, pobres queriam atravessar o estreito do mar; como não tinham dinheiro, os barqueiros se recusaram a levá-los, então o santo estendeu seu manto para efetuarem a travessia.
Nesta imagem há alguns dos aspectos de sua iconografia, como o hábito franciscano dos Mínimos, com o escapulário arredondado e o cordão com os nós dos votos de obediência, castidade e pobreza. Como ermitão, mostra uma grande barba. O livro refere-se às regras dos Mínimos.
Data de produção
Técnica
Local de produção
Anotações do Colecionador
Escultura em madeira policronada, patinada, segura um livro. olhos de vidro
Bibliografia
RÉAU, Louis. Iconografía del arte cristiano. Iconografía del arte cristiano. Iconografía de los santos. Barcelona: Ediciones del Serbal, 2008. v. 3, t. 2, p. 564-565.