Número de registro
909
Denominação
Classificação/Tipologia
Movimentação
Tipo de movimentação
Exposição de longa duração
Local atual
Sala 03 América Latina, Parede
Resumo descritivo
São Lucas, Evangelista (Antioquia, séc. 1 – Patras), era médico e pintor. Seu Evangelho é o terceiro no livro da “Bíblia”. Não se considerava discípulo de Cristo, mas, sim, seguidor de São Pedro como pregador dos ensinamentos cristãos para ampliar a missão de Jesus. Conheceu Maria, a mãe de Cristo, e tornou-se amigo dos apóstolos, deles ouvindo os ensinamentos de Jesus baseados em relatos de primeira mão e testemunhas dos fatos. Em seu Evangelho, relata com detalhes a Paixão e morte de Cristo. Pintou vários quadros da Virgem, segundo a tradição. São Jerônimo justificou seu símbolo, o touro, por este ser um animal sacrificado nos rituais da Antiguidade – sua personalidade persistente convinha com o símbolo, assim como sucedera com o profeta Ezequiel.
Esta pintura popular o apresenta como pintor, com o pincel e a paleta nas mãos, recebendo a inspiração vinda dos céus. Quanto a ser ele o autor de quadros de Maria, há controvérsias, pois um judeu não poderia pintar quadros, conceber figuras divinizadas. A tradição de pintor da Virgem é por ter sido ele quem a melhor descreveu nos Evangelhos. No século 9, houve um pintor muito piedoso que se chamava Lucas e retratava a Virgem, sendo chamado de santo. Daí, Santo Lucas ou São Lucas. Na basílica papal de Santa Maria Maggiore, em Roma, há um ícone que se diz ser o retrato de Maria pintado por São Lucas, Evangelista, mas na realidade é um ícone bizantino do século 12. As rosas indicam uma tradição andina de adornar as figuras.
Data de produção
Local de produção
Anotações do Colecionador
S Lucas, evangelista e pintor da Virgem, acompanhado de um imenso touro branco
Bibliografia
RÉAU, Louis. Lucas, Evangelista. In: Iconografía del arte cristiano. Iconografía de los santos. Barcelona: Ediciones del Serbal, 2008. v. 3, t. 2, p. 262-266.