Número de registro
140
Denominação
Classificação/Tipologia
Movimentação
Tipo de movimentação
Exposição de longa duração
Local atual
Sala 01 Ásia, Vitrine ilha 01, 3ª prateleira esquerda
Resumo descritivo
São José de botas, escultura em marfim amarelado sobre um pedestal curvilíneo de madeira em forma de capitel invertido. Essa iconografia se refere à passagem do regresso do Egito rumo à Terra Prometida. São José está em posição ereta, firme sobre as botas, estático, concentrado, segurando o menino Jesus. Com a mão direita, ampara os pés do filho e o levanta com a mão esquerda, possibilitando a gestualidade de bênção e sustentação do globo terrestre. Portanto, o pai adotivo está carregando o Salvator Mundi, iconografia que apresenta o Menino, maior, caminhando com os gestos descritos acima. Seu calçado, que aparenta ser um par de botas, na realidade são sapatos e meias altas e volumosas.
A cabeça de São José é longilínea, emoldurada por uma barba rala que termina em canudos no queixo; os olhos são vazados, assim como a boca, sem expressões. O cabelo cai em cachos formando linhas circulares em toda a volta da cabeça, em uma espécie de capacete, com um coque sobre a fronte. A cabeça do Menino é redonda, lábios pequenos, e há vestígios de pintura nos olhos. O cabelo é demarcado por linhas radiantes a partir da parte posterior da cabeça. As bordas das vestimentas são serrilhadas e há vestígios de policromia dourada. Foi moda no século 19 raspar as esculturas para melhor apreciar o marfim.
Material
Data de produção
Técnica
Local de produção
Anotações do Colecionador
Escultura em marfim com base de madeira preta, tunica curta, menino benzendo.
Bibliografia
ESCUDERO, Lorenzo de la Plaza et alii. Guía para identificar los santos de la iconografía cristiana. Madrid: Cuadernos Arte Cátedra, 2018. p. 180-183.
RÉAU, Louis. El regresso de Egipto. In: Iconografía del arte cristiano. Iconografía de la Biblia. Nuevo Testamento. Barcelona: Ediciones del Serbal, 2008. v. 2, t. 1, p. 494-506.