Número de registro
633
Denominação
Classificação/Tipologia
Movimentação
Tipo de movimentação
Exposição de longa duração
Local atual
Sala 01 Ásia, Vitrine ilha 01, 3ª prateleira esquerda
Resumo descritivo
Escultura em madeira entalhada de São José de botas, iconografia correspondente às passagens da infância de Jesus. A peça mostra São José em posição ereta, rígida, para ser apreciada na face frontal. Faltam-lhe os atributos: o cajado, que estaria na mão direita, e o Menino no braço esquerdo.
O santo veste túnica com comprimento abaixo dos joelhos, mostrando as botas. O manto tem repuxado discreto na parte frontal e caimento reto na lateral. A cabeça é oval, determinada pelo cavanhaque, bigode e penteado liso, mostrando as orelhas e um coque. Os olhos são vazados, assim como a boca, sem expressões. A policromia é dominada pelo dourado da túnica, e a coloração fica por conta do manto azulado com barra e desenhos dourados, além do vermelho do avesso do manto na lateral.
Data de produção
Técnica
Local de produção
Anotações do Colecionador
Escultura em madeira e marfim, roupas ricas, douradas, falta braço e menino, resplendor dourado
Bibliografia
ESCUDERO, Lorenzo de la Plaza et alii. Guía para identificar los santos de la iconografía cristiana. Madrid: Cuadernos Arte Cátedra, 2018. p. 180-183.
RÉAU, Louis. El regresso de Egipto. In: Iconografía del arte cristiano. Iconografía de la Biblia. Nuevo Testamento. Barcelona: Ediciones del Serbal, 2008. v. 2, t. 1, p. 494-506.