Número de registro
1212
Denominação
Classificação/Tipologia
Movimentação
Tipo de movimentação
Exposição de longa duração
Local atual
Sala 03 América Latina, Vitrine 05, Lado B, 3ª prateleira esquerda
Resumo descritivo
São Jacinto da Polônia estudou na Cracóvia, em Praga, Bolonha e Paris, recebendo das mãos de Santo Domingos, em Roma, o hábito dos Irmãos Predicadores, os dominicanos. Anos mais tarde, em 1224, fundou conventos em Praga e na Cracóvia, indo depois para Kiev, na Rússia. Morreu no ano de 1257, na Cracóvia.
Entre seus milagres para a canonização estavam a conversão de pagãos, o salvamento de pessoas picadas por cobras e de afogamento e o restabelecimento de um trigal destruído por uma tempestade. Em Kiev, em uma batalha, lançou-se sobre um lago com uma imagem da Virgem, guiado por um anjo. Para agradecer sua devoção, a Virgem lhe apareceu com o Menino nos braços.
Esta escultura em madeira entalhada e policromada mostra o santo vestido com o hábito dominicano, levando em sua mão esquerda uma maquete, referente aos tantos monastérios por ele fundados. Com a mão direita, exorta os pagãos a se converterem ao cristianismo. A imagem está ereta, em posição frontal, sobre uma base quadrada. O cabelo é tonsurado, com o corte raspado no centro e aureolado como o dos franciscanos. Na iconografia usual, aparece com a imagem da Virgem, com a custódia ou o ramo de jacinto, referente ao seu nome.
Material
Data de produção
Técnica
Local de produção
Anotações do Colecionador
Escultura em madeira policromada e dourada. Roupa da ordem, porta na mão de uma igreja. Patina escura. Base simples. Obra ingênua num bloco só de madeira
Bibliografia
RÉAU, Louis. Iconografía del arte cristiano. Iconografía de la arte cristiana. Iconografía de los santos. Barcelona: Ediciones del Serbal, 2008. v. 4, t. 2, p. 137-138.