Número de registro
1186
Denominação
Classificação/Tipologia
Movimentação
Tipo de movimentação
Exposição de longa duração
Local atual
Sala 03 América Latina, Vitrine 05, Lado B, 3ª prateleira esquerda
Resumo descritivo
Santo Estevão, nascido e morto em Jerusalém, é o primeiro mártir cristão. Pouco se sabe de sua vida: seria judeu de origem grega, pelo nome, e se converteu ao cristianismo. Aparece no “Novo Testamento” como um eleito entre outros companheiros para repartir comida e dar assistência aos pobres, sendo visto como o mais notável entre eles. Em certa ocasião, orou com os apóstolos e lhe impuseram as mãos e o elegeram como diácono. Por suas boas ações, e milagres, muitos judeus o acusaram de injúrias a Deus e Moisés e o levaram a julgamento.
Em sua defesa, fez um magnífico discurso mostrando que Jesus cumprira as leis dos judeus e foi contra eles em suas últimas palavras, acusando-os de traidores e assassinos. Enfurecidos, expulsaram-no da cidade e apedrejaram-no diante das muralhas. Na execução estava um homem de nome Saulo, e os assassinos depositaram as vestes do mártir aos seus pés. Anos depois, aquele homem converteu-se ao cristianismo – era Paulo.
Seu corpo foi encontrado por milagre, junto ao de outros mártires, e levado por engano para Constantinopla e posteriormente Roma, de onde suas relíquias se espalharam pela Europa; inclusive, as pedras que o mataram foram causa de disputas durante a Idade Média.
Sua iconografia o apresenta jovem, imberbe, com dalmática, vestido de diácono, e os atributos são as pedras que o mataram e o livro. Esse atributo foi acrescido na Idade Média, quando os diáconos eram encarregados de custodiar o Evangelho. Como mártir, leva uma palma em uma das mãos. Essa escultura assim o apresenta, jovem com o livro e, sobre este, as pedras. A figura é estática, de posição frontal, ereta e simétrica. O corte de cabelo remete aos tonsurados, em especial os franciscanos. O pedestal dignifica a peça. A policromia é dominada pelo vermelho da dalmática na frente e no verso. É homenageado em 26 de dezembro, um dia depois do nascimento de Jesus.
Material
Data de produção
Técnica
Local de produção
Anotações do Colecionador
Escultura em madeira policromada em um so bloco. Carrega pedras, instrumento do seu martirio. Escapulário. Bela peça. Invocalão pouco comum
Bibliografia
RÉAU, Louis. Iconografía del arte cristiano. Iconografía del arte cristiana. Iconografía de los santos. Barcelona: Ediciones del Serbal, 2008. v. 3, t. 2, p. 459-472.