Número de registro
401
Denominação
Classificação/Tipologia
Movimentação
Local atual
Sala 04 Brasil Nordeste, Vitrine 6, 2ª prateleira
Tipo de movimentação
Exposição de longa duração
Resumo descritivo
São Domingos de Gusmão nasceu em Caleruega, na Espanha, em 1170 e morreu em Bolonha, na Itália, no ano de 1221. Foi o fundador da Ordem dos Pregadores, conhecida popularmente por dominicanos. Vestem-se com um hábito branco e negro. A iconografia do santo fundador, além do hábito como o descrito, sempre está com o livro e uma cruz na mão, tal como um cajado. O livro que carrega refere-se a seus estudos de filosofia e teologia em Palencia, onde ministrou aulas na universidade, na cátedra de Sagrada Escritura.
Como sacerdote, foi pregar na França e, em 1215, em Toulouse, fundou a ordem dos predicantes dominicanos segundo as regras dos agostinianos. Participou do Concílio de Latrão em Roma, onde fez muitos milagres. Os dominicanos foram importantes no início da catequização dos nativos mexicanos, pois o frei Bartolomé de las Casas (1484-1566) foi defensor da tese de que os indígenas tinham alma e, portanto, não poderiam ser escravizados.
Nesta escultura, Santo Domingos de Gusmão está vestido com o hábito dominicano, com túnica que cobre os pés na frente, o escapulário, ou pala, e o manto com um peitoral. A gola enrolada oculta o capuz. A peça é atarracada, volumosa em relação à pequena cabeça. O rosto é arredondado e o pescoço está oculto pela gola circundante – sobressai de sua dupla volta o queixo duplo, abaixo dos lábios pequenos. O cabelo segue o formato da tonsura – circular no centro da cabeça – e se enrola em volteados para cima, deixando visíveis as orelhas. A pintura é monocromática, marrom, lembrando os hábitos dos franciscanos.
Material
Data de produção
Técnica
Local de produção
Anotações do Colecionador
Grande Santo Domingos, encorpado, madeira policromada com vestigios de douramento. Cabelos em tonsura, mão direita curta, testa alta, olhos amendoados. Base baixa, resplendor 4291, 15 pontas e pedra vermelha
Bibliografia
RÉAU, Louis. Iconografía del arte cristiano. Iconografía de los santos. Barcelona: Ediciones del Serbal, 1998. v. 5, t. 2, p. 328-331.