Número de registro
702
Denominação
Classificação/Tipologia
Movimentação
Local atual
Sala 03 América Latina, Vitrine 05, Lado B, 1ª prateleira direita
Tipo de movimentação
Exposição de longa duração
Resumo descritivo
Santo Antônio nasceu em Lisboa em 1195, chamando-se Fernando Martim. Então jovem, era estudioso dos clássicos Ovídio e Sêneca, ocasião em que se aprofundou nos estudos bíblicos ao ingressar como religioso na ordem dos agostinianos. Em 1220, soube dos cinco mártires franciscanos assassinados no Marrocos e decidiu seguir os ensinamentos de São Francisco em Assis, cidade da Itália, e ali lecionou teologia aos frades. Em 1227, fundou uma escola franciscana em Pádua, onde faleceu com 35 anos de idade. Foi canonizado em 1232.
Seus milagres são conhecidos, como o sermão aos peixes, o animal adorando a eucaristia e seu dom da ubiquidade – quando esteve pregando em Pádua e, no mesmo momento, salvava seu pai em Lisboa. Seus atributos são o hábito franciscano, o menino Jesus sobre um livro (Bíblia), ramo de lírio de seu voto de castidade, mula – do milagre da eucaristia – e peixes, que ouviram seu sermão. Na tradição popular, é o santo casamenteiro. Sua festa ocorre no dia 13 de junho, celebrada no ciclo junino dos santos João Batista e Pedro Apóstolo.
Data de produção
Técnica
Local de produção
Anotações do Colecionador
Escultura em madeira policromada com olhos de vidro, patina. A cabeça e a mão do Santo são de grande tamanho. Esculpido num so bloco de madeira. Cruz de prata. Base baixa redonda
Bibliografia
DUCHET-SUCHAUX, Gaston. The Bible and the saints. Flammarion Iconographic Guides. Paris: Flammarion, 1994. p. 38-39.
ESCUDERO, Lorenzo de la Plaza et alii. Guía para identificar los santos de la iconografía cristiana. Madrid: Cuadernos Arte Cátedra, 2018. p. 41-42.