Este Santo Antônio de Pádua, de Mestre Oliveira, tem suas características formais, ao apresentar sua figura em posição frontal, levantada sobre uma base espessa octogonal, pintada de coloração amarronzada. Os drapeados são demarcados por conjugarem os hábitos ou as túnicas com as pregas dos mantos. A policromia é contida, e os douramentos sempre com marcas de punção.
Aqui, Santo Antônio de Pádua está ereto, com a movimentação das vestimentas conjugadas, túnica e sobretúnica repuxadas pela mão que segura o livro sobre o qual o menino Jesus se apoia – posição em que aparece também na Nossa Senhora do Carmo do mesmo escultor, porém aqui de perfil. O cordão franciscano recebeu um nó a mais – quatro, em vez dos três dos votos de pobreza, castidade e obediência. O marrom do hábito ganhou a cor escura dos jesuítas ou dominicanos. A cabeça do santo é rígida; o pescoço, pequeno dentro do capuz; e o cabelo, aureolado à maneira franciscana. Os pés estão descalços. A punção contorna toda a bainha, gola, mangas e capuz.