Sala 04 Brasil Nordeste, Vitrine 1, 2ª prateleira esquerda
Resumo descritivo
Sant’Ana Mestra esculpida em um só bloco de madeira, de feitura popular, sobre uma base arredondada na face frontal e com linhas retas nas laterais e na parte posterior. As duas figuras emergem desse bloco, e apenas a cabeça de Maria salta da triangularidade da peça, que tem a cabeça de Sant’Ana como vértice. A inclinação do corpo da mãe em direção à filha tira a rigidez da escultura e imprime empatia ao fiel, ao perceber o carinhoso abraço maternal. O movimento dos tecidos é contido, sem profundidade, predominando os arredondados que seguem a anatomia dos corpos. Sant’Ana veste uma coifa ou touca semelhante à dos hábitos monásticos e um amplo manto que lhe serve de véu. Maria tem o penteado repuxado terminado em coque. A policromia desgastada, que lhe confere antiguidade, tem predominância de vermelho-amarronzado, vestígios de azulados e dourados na túnica. A pintura da base imita mármore. A espessura do livro é deliberada, porém desproporcional à cabeça da Virgem menina.