Número de registro
271
Denominação
Classificação/Tipologia
Movimentação
Local atual
Sala 05 Minas Gerais e Arte Popular, Vitrine 13
Tipo de movimentação
Exposição de longa duração
Resumo descritivo
Sant’Ana Mestra, sentada, com Maria recebendo instrução nos livros sagrados – essa é a iconografia mais frequente, seguida de Sant’Ana Guia, quando andando e com o livro, e Santas-Mães, com Maria e o menino Jesus. Esta composição tem como referencial um modelo de escultura culta, iniciando pela base com pés em volutas e octógono de recortes abaulados e com friso. Sant’Ana Mestra está sentada em uma rica cadeira de encosto ovalado e remate de curvas esgarçadas, porém simétricas. O vestuário é sofisticado, pleno de curvas, com contracurvas no panejamento. As extremidades dos braços da cadeira, em volutas, chegam a se confundir com a movimentação dos tecidos enfunados, dobrados e trespassados. O cabelo escuro da mãe destaca a face pálida, que tem o olhar voltado para a filha. Com gestos amplos, Maria segura o livro ao mesmo tempo que intenciona pontuar as letras a ser aprendidas. Seu penteado é liso, frisado para trás, onde recebe um coque, que logo se solta. O estofamento é de técnica culta, com esgrafiados e punções, além de detalhadas flores e ornamentos nas barras das túnicas. Prevalece o douramento.
Material
Data de produção
Técnica
Local de produção
Anotações do Colecionador
Santana mestra. Estilo barroco. Resplendor 3150, 13 pontas, madeira ricamente dourada e policromada trono em estilo D João V, base recortada, rostos delicados