Sala 05 Minas Gerais e Arte Popular, Vitrine 11, 3ª prateleira esquerda
Resumo descritivo
A solução plástica desta Sant’Ana Mestra, que está sentada em uma cadeira de espaldar alto, é a grande abertura em forma de leque do manto da mãe, que inclina a cabeça para a filha e o “Livro da Doutrina” aberto sobre seu colo. A posição é frontal, com leves movimentos das cabeças voltadas para o livro. Um dos braços da cadeira é simulado com uma pequena voluta e linhas retas até a base irregular. A cabeça de Sant’Ana está encoberta pelo manto, que nasce na frente, por detrás do braço de Maria, passando por trás de Sant’Ana e recolhido em seu braço direito. A cabeleira nasce de maneira simétrica acima da fronte e cai no ombro com trançado. Maria, de pé, tem túnica longa, que cai com pregas retas; o manto é abotoado no peito, formando linhas curvas. Seu penteado é liso, voltado para trás. Há resquícios de pinturas florais no manto e na túnica de Sant’Ana.