Número de registro
65
Denominação
Classificação/Tipologia
Movimentação
Local atual
Sala 04 Brasil Nordeste, Pedestal
Tipo de movimentação
Exposição de longa duração
Resumo descritivo
A escultura de Sant’Ana Mestra em madeira foi esculpida em dois blocos, sendo o menor para Maria menina, que se curva para o “Livro da Doutrina”. Toda a gestualidade da peça leva a atenção para os olhares atentos da mãe e da filha para o livro. Sant’Ana tem ares de matrona, em uma cadeira de espaldar alto – aplicado –, elaborado com recortes compostos de curvas e contracurvas quase planas e pés em “S”. A figura da mãe ergue-se do pedestal curvo sobre o qual as pregas da túnica caem, deixando aparecer apenas um pé, na parte central compositiva; na lateral esquerda, as pregas do manto nascem em linhas diagonais até o pulso da santa, encoberto pela manga comprida da túnica. Sua cabeça é de uma mulher adulta e idosa, e contrasta proporcionalmente com a de sua filha, bem menor. A longa cabeleira emoldura a face inclinada com os olhos voltados para as palavras escritas – aqui, um desenho de pauta musical.
Maria menina está presa ao pedestal, pois que esculpida no outro bloco, e dialoga com o atributo do livro de maneira expressiva, pela gestualidade e atenção ao admirá-lo. Sua face é diminuta e está emoldurada pela cabeleira com penteado similar ao de Sant’Ana. O amplexo maternal une as duas mulheres nesse momento de concentração para a intelecção das doutrinas do “Antigo Testamento”.
Material
Data de produção
Técnica
Local de produção
Anotações do Colecionador
Santana mestra, madeira policromada, menina solta. Estilo tipico de Pernambuco