Número de registro
329
Denominação
Classificação/Tipologia
Movimentação
Tipo de movimentação
Exposição de longa duração
Local atual
Sala 04 Brasil Nordeste, Vitrine 1, 1ª prateleira esquerda
Resumo descritivo
Esta Sant’Ana Mestra com a Virgem menina, de madeira em talha inteira, tem soluções plásticas bem elaboradas no caimento da túnica e no rosto da santa mãe. O corpo de Maria, comprimido pelo abraço maternal, une-se às vestimentas da mãe, formando um bloco homogêneo. Sant’Ana, sentada em uma cadeira de espaldar alto, apresenta curvas na altura de seu rosto, destacando-o, não apenas por ultrapassar os limites do espaldar, mas também pela expressividade nele contida. O entalhe, com formas angulosas, possibilitou ao artista envelhecer o semblante de Sant’Ana, remetendo-o às esculturas góticas. Naquele período, a mãe de Maria era apresentada sempre em idade avançada, como está nos escritos apócrifos. O rosto emerge das sombras provocadas pelo véu e é confirmado pelo manto formando concavidades profundas. O rosto é recortado, mostrando a ossatura demarcada nas maçãs da face, fronte ampla e maxilar inferior, evidenciando o queixo pontiagudo. O nariz afilado e as sobrancelhas arqueadas ampliam a cabeça levemente inclinada. As pregas da túnica, entre suas pernas, são formadas por graciosas curvas que descem até o amassado junto aos pés. A policromia da base octogonal com chanfros tem tonalidades avermelhadas que sobem até o espaldar da cadeira. Nas vestes há pintura esmaecida pelo manuseio ou pelo tempo, com marrons, brancos encardidos e laivos azulados. O entalhe da cadeira com espaldar alto é aplicado.
Material
Data de produção
Técnica
Local de produção
Anotações do Colecionador
Santana mestra, barroco. Madeira pontada e dourada. Ov Santa idosa, interessante pentedo da Virgem, belo trono