Número de registro
380
Denominação
Classificação/Tipologia
Movimentação
Local atual
Sala 04 Brasil Nordeste, Vitrine 7, 2ª prateleira
Tipo de movimentação
Exposição de longa duração
Resumo descritivo
Esta Nossa Senhora caminhante talvez seja de um grupo escultórico de Nossa Senhora do Desterro, com o menino Jesus e São José voltando do Egito. A escultura é de grande força expressiva. Manto e túnica elevam-se da base circular, o que possibilita ser esculpida em toda a sua rotundidade.
O manto é talhado com decisão, cobre praticamente toda a túnica e é amarrado junto à flexão do braço estendido com a mão faltante. A dobra cai pesada, criando uma área profunda na lateral. Uma linha diagonal em direção oposta mostra o avesso vermelho do manto.
A túnica branca surge em uma zona de penumbra provocada pelo braço encoberto por uma manga comprida, que revela apenas a mão, titubeante, apalpando o seio virginal, fonte do alimento do menino Deus. A túnica toma a forma do corpo, saída de uma gola lisa que circunda o pescoço firme, a sustentar a cabeça arredondada com uma face doce, quase uma lua mística.
A espessa cabeleira é repartida ao meio e desliza sobre o colo formando madeixas aneladas, finalizadas em pontas. O véu liso cobre a cabeça e cai sobre o manto nas costas. A policromia segue a tradição da túnica em branco, o manto em azul e o avesso em vermelho.
Material
Data de produção
Técnica
Local de produção
Anotações do Colecionador
Santana caminhante, falta a menina. Tres cores, madeira policromada, cores delicadas. Falta mão esquerda e a menina. Belo panejamento. Belo rosto