Número de registro
597
Denominação
Classificação/Tipologia
Movimentação
Tipo de movimentação
Exposição de longa duração
Local atual
Sala 04 Brasil Nordeste, Vitrine 3, 3ª prateleira esquerda
Resumo descritivo
Santa Inês ou Agnes de Roma foi martirizada aos 12 anos de idade no Circo de Diocleciano, onde se encontra atualmente a Praça Navona. Em suas iconografias há variações, como a de que, antes de ser martirizada, foi condenada a andar nua, como castigo, pelas ruas de Roma. É rara a representação de sua nudez, sendo encoberta pelos longos cabelos. O nome Inês ou Agnes de Roma se deve ao fato de ter como atributo um cordeiro branco, agnus, que era levado para ser tosado e, com essa lã branca, confeccionar as faixas utilizadas pelos papas e cardeais. Sua festa é celebrada em 21 de janeiro.
Esta escultura, executada em um só bloco de madeira policromada sobre uma base octogonal, apresenta a jovem virgem à maneira da aparição que fez a seus pais depois de oito dias de seu martírio: adulta, ricamente vestida, levando o cordeiro branco, símbolo de sua pureza, e a palma do martírio – atributos faltantes. Um grande manto ondulante vermelho, alusivo ao martírio, e azul, a lembrar o espaço celeste almejado, envolve todo o corpo elegantemente sinuoso. São similares os movimentos do tecido, ora vermelho sobre a perna, ora azul flutuante na altura da sobressaia branca. O corpete torna a figura elegante, insinuante e, ao mesmo tempo, contrita, com a mão sobre o peito. A cabeça, com cabeleira ondulante, inclina-se para sua esquerda, enquanto seus braços se elevam no sentido contrário. A face é serena, clara, cercada por madeixas; uma delas volta-se para trás e outra desce pelo ombro, tocando-lhe o seio. Uma gola trabalhada cinge-lhe o colo.
Material
Data de produção
Técnica
Local de produção
Anotações do Colecionador
Santa Inès barroca, corpo em "S". Madeira policromada e dourada, cores vivas, Olhos de vidro panejamento barroco, "ganchos"
Bibliografia
ESCUDERO, Lorenzo de la Plaza et alii. Guía para identificar los santos de la iconografía cristiana. Madrid: Cuadernos Arte Cátedra, 2018. p. 160-161.
RÉAU, Louis. Iconografía del arte cristiano. Iconografía de los santos. Barcelona: Ediciones del Serbal, 1998. v. 5, t. 2, p. 328-331.