Número de registro
880
Denominação
Classificação/Tipologia
Movimentação
Tipo de movimentação
Exposição de longa duração
Local atual
Sala 03 América Latina, Parede
Resumo descritivo
Santa Brígida da Suécia foi uma princesa nascida em Finstad em 1303 e recebeu o nome da santa irlandesa homônima. Em 1320, casou-se, teve oito filhos e realizou, com seu marido, uma peregrinação ao Santuário de Santiago de Compostela, na Espanha. Aos 40 anos, enviuvou, retirou-se a um monastério e fundou, em 1346, em Vadstena, a Ordem do Santíssimo Salvador de Santa Brígida. Em 1370, viajou a Roma para obter a bênção à sua ordem. Faleceu três anos depois, ao regressar da Terra Santa.
Sua iconografia a mostra com hábito longo de abadessa, um livro, de suas revelações místicas, cetro, coroa e leão, símbolos da realeza sueca da qual abdicou. Também aparece com um cajado de peregrina, como quando fora para Roma e a Terra Santa. Sua devoção à Paixão de Cristo é expressa por um coração ardente com a cruz de Jerusalém, e seu sacrifício, portando uma vela com cera derretida que fazia sangrar suas mãos. É padroeira da Suécia e copadroeira da Europa, e seu dia é comemorado em 23 de julho.
Nesta pintura, Santa Brígida – como abadessa, pois leva o báculo na mão esquerda – veste o hábito escuro e segura o coração inflamado na mão direita. Está retratada dentro de sua cela, com uma mesa e rosas. Uma cortina vermelha à direita menciona certa profundidade e, na extrema esquerda, os raios da inspiração divina surgem por entre pequenas nuvens.
Data de produção
Local de produção
Anotações do Colecionador
S Brigida, oleo sobre madeira, montada numa moldura colombiana moderna
Bibliografia
RÉAU, Louis. Iconografía del arte cristiano. Iconografía de los santos. Barcelona: Ediciones del Serbal, 1998. v. 5, t. 3, p. 244-247.