Número de registro
594
Denominação
Classificação/Tipologia
Movimentação
Local atual
Sala 04 Brasil Nordeste, Vitrine 2, 2ª prateleira direita
Tipo de movimentação
Exposição de longa duração
Resumo descritivo
O santo pregador dominicano Vicente Ferrer (Valência, Espanha, 1350 – Vannes, França, 1419) foi ativo na política como homem letrado, dedicando-se mais ainda à religião. Na política, interferiu no Reino de Aragão e foi conselheiro espiritual do rei Juan I; na religião, participou ativamente para o final do Cisma do Ocidente, quando havia um papa em Avinhão e outro em Roma. Seu nome em catalão, Ferrer, significa ferreiro. Sua fama de taumaturgo – milagreiro – espalhou-se pela Espanha e pela Bretanha, na França, onde é o protetor dos cavalos.
Esta escultura de São Vicente Ferrer está sobre um pedestal hexagonal, pintado de vermelho, rimando com a capa do livro. O movimento de descanso de sua perna esquerda joga a pala dourada para a direita, aliviando a frontalidade da posição. Os braços em contraponto, com uma mão para baixo e outra para cima, auxiliam na movimentação da peça, que tem no manto preto uma moldura a evidenciar o hábito dominicano. A policromia segue esse hábito, preto e branco, e a habilidade do pintor com o douramento soube realçar as punções do escultor. O par de asas, lembrando que um papa o comparou a um anjo que viera converter os homens ao cristianismo, é o atributo que o faz mais reconhecível. As asas e o resplendor são em prata batida. Sua invocação previne as dores de cabeça e a epilepsia. É patrono de Valência e Vannes, e seu dia é comemorado em 5 de abril.
Data de produção
Técnica
Local de produção
Anotações do Colecionador
S Vicente Ferrer, barroco bahiano, asas de metal, madeira dourada, pintada. Resplendor, cruz de prata, Ov, vistoso, asas novas
Bibliografia
ESCUDERO, Lorenzo de la Plaza et alii. Guía para identificar los santos de la iconografía cristiana. Madrid: Cuadernos Arte Cátedra, 2018. p. 332-335.
RÉAU, Louis. Iconografía del arte cristiano. Iconografía de los santos. Barcelona: Ediciones del Serbal, 1998. v. 5, t. 2, p. 328-331.