Número de registro
1176
Denominação
Classificação/Tipologia
Movimentação
Local atual
Sala 04 Brasil Nordeste, Vitrine 2, Base
Resumo descritivo
O santo pregador dominicano Vicente Ferrer (Valência, Espanha, 1350 – Vannes, França, 1419) foi ativo na política como homem letrado, dedicando-se mais ainda à religião. Na política, interferiu no Reino de Aragão; na religião, participou ativamente para o final do Cisma do Ocidente, quando havia um papa em Avinhão e outro em Roma. Seu nome em catalão, Ferrer, significa ferreiro.
Nesta escultura, São Vicente Ferrer veste o hábito dominicano, composto de túnica branca, pala dourada e capa preta. Na mão direita, falta-lhe o atributo da cruz latina, lembrando ser ele divulgador e defensor da Igreja. E, com a mão esquerda, segura firmemente o livro aberto, símbolo de seus escritos e erudição como orador e pregador. O par de asas remete a uma passagem do livro do “Apocalipse”, segundo a tradição, de que, quando pregava um sermão, teve a visão de um anjo que lhe anunciava que logo chegaria o dia do Juízo Final. Outra versão sobre as asas seria que um papa o teria comparado a um anjo enviado por Deus para converter os pecadores. Por fim, é comparável a uma pomba inspiradora, pela sua oratória.
Os tecidos que compõem seu hábito estão esvoaçando. O manto abre-se desde a altura dos pés até a cintura, mostrando a túnica e o escapulário. Os pés caminhantes lembram suas múltiplas viagens de um reino ao outro. Os amassados da túnica formam pregas profundas, e o manto entreaberto provoca zonas escuras, evidenciando as mais claras, como a pala dourada, agitada pelo vento de seus passos. A cabeça ergue-se acima das asas, quase na horizontal, e destaca-se pelo olhar aos céus, atento às mensagens, como aquela de que logo chegará o dia do Juízo Final. Na parte posterior, o manto com a bainha dourada e o caimento conjuga-se com o escapulário triangular, reto e acima das asas e com o capuz amassado, também em forma triangular. Sua invocação previne as dores de cabeça e a epilepsia. É patrono de Valência e Vannes, e seu dia é comemorado em 5 de abril.
Material
Data de produção
Técnica
Local de produção
Anotações do Colecionador
S.Vicente Ferrer, pregando, barroco. madeira dourada, pintura delicada. Ov, movimentado, inspirado, expressivo, elegante.
Bibliografia
ESCUDERO, Lorenzo de la Plaza et alii. Guía para identificar los santos de la iconografía cristiana. Madrid: Cuadernos Arte Cátedra, 2018. p. 332-335.
RÉAU, Louis. Iconografía del arte cristiano. Iconografía de los santos. Barcelona: Ediciones del Serbal, 1998. v. 5, t. 2, p. 328-331.