Sala 05 Minas Gerais e Arte Popular, Vitrine 12, Nicho 15
Tipo de movimentação
Exposição de longa duração
Resumo descritivo
O pequeno São Sebastião tem uma postura rígida e coerente na pintura e em todas as partes da obra. A base dupla, com os cantos recortados na parte inferior de coloração azul, ganha linhas arredondadas na parte superior com a coloração ocre e linhas triangulares sob os pés do santo. A árvore é feita de linhas retas, recortadas e pintadas de verde e com extremidades douradas. O corpo é rígido, similar àquele dos ex-votos, pernas semiabertas. O tecido é plano, resolvido de maneira racional, com goivadas retas em direção ao nó do pano que cai. A feição não idealizada mostra um homem de longos cabelos negros e olhos fixos no infinito. Duas flechas deixaram suas marcas. Nas articulações dos braços – emendas das madeiras –, a solução com a tinta vermelha para incorporar-se à feitura da obra simula as cordas que amarraram o santo.