Número de registro
310
Denominação
Classificação/Tipologia
Movimentação
Tipo de movimentação
Exposição de longa duração
Local atual
Sala 05 Minas Gerais e Arte Popular, Vitrine 12, Nicho 13
Resumo descritivo
São Paulo é aqui representado como um dos apóstolos: apesar de não ter convivido com Cristo, foi o escritor das “Epístolas”, daí ser o livro seu atributo. Falta-lhe a espada, atributo de um novo soldado cristão, e não mais perseguidor dos cristãos. Saulo de Tarso nasceu na Turquia no ano 5 e morreu como mártir em Roma em 67. Como soldado do exército a serviço dos romanos, perseguiu os cristãos nos arredores de Jerusalém. Ao se dirigir a Damasco, levando cristãos presos, uma visão de Cristo em forma de luz o cegou, e ele caiu do cavalo. Após três dias, ao recuperar sua visão, converteu-se ao cristianismo e logo foi batizado por Ananias. Passou então a pregar o cristianismo e a escrever epístolas às primitivas comunidades cristãs. Conviveu com os apóstolos e difundiu a mensagem cristã pelo Mediterrâneo. Tal como São Pedro, o primeiro papa, foi martirizado em Roma.
Esta escultura de São Paulo de Tarso apresenta o apóstolo sobre base dupla, com os pés descalços, firmes e em posição ereta. Sua figura se ergue envolta em um grande manto de cortes retos, amassados e planos. O livro – atributo pelos seus escritos epistolares – está seguro firmemente com a mão esquerda. A cabeça está plantada nos ombros, devido à ausência de pescoço nesta obra, e a longa cabeleira desce até os ombros. As cores são livres, iniciando pela base em mármore falso, o manto em coloração ocre e a túnica com um carmim desgastado.
Material
Data de produção
Técnica
Local de produção
Anotações do Colecionador
S Paulo. Madeira policromada e dourada. Base retangular azul. Veste roupa incomum
Bibliografia
ESCUDERO, Lorenzo de la Plaza et alii. Guía para identificar los santos de la iconografía cristiana. Madrid: Cuadernos Arte Cátedra, 2018. p. 268-269.
VARAZZE, Jacopo. Legenda áurea – vidas de santos. Tradução: Hilário Franco Júnior. São Paulo: Companhia das Letras, 2003. p. 206-208.