Número de registro
576
Denominação
Classificação/Tipologia
Movimentação
Tipo de movimentação
Exposição de longa duração
Local atual
Sala 05 Minas Gerais e Arte Popular, Vitrine 12, Nicho 14
Resumo descritivo
Santo Ivo (Kermartin, 1253 – Louannec, 1303) nasceu na Bretanha, França, tendo ido para Paris estudar direito canônico. Em sua terra natal, exerceu a função de juiz eclesiástico, destacando-se como defensor dos menos favorecidos, pobres, órfãos e viúvas. Com vida regrada, repartia seus alimentos com os presos e condenados. Não comia carne nem bebia álcool. Vestia-se de maneira simples. Essa postura lhe valeu a alcunha de advogado dos pobres.
Quinze anos antes de sua morte, ordenou-se sacerdote, dedicando-se à pregação e a obras de caridade, como a construção de um hospital para os indigentes. Em certa demanda, um homem rico pediu indenização por ser importunado por um pobre que sempre lhe pedia comida em sua cozinha. Ivo determinou que o pobre conseguisse uma moeda de ouro. Ao jogá-la sobre a mesa, o rico logo se adiantou em pegá-la. Ivo sentenciou que o som da moeda já o indenizara completamente pelos aromas percebidos pelo pobre. Seus atributos são a túnica de advogado, bolsa de moedas que repartia entre os pobres, pergaminho com escritos e capelo de advogado.
Esta escultura de Santo Ivo está sobre engenhosa base vazada, com elementos fitomórficos, pés arredondados, lembrando uma peanha ou mesmo um andor. Sobre esses elementos, caprichosamente, seus atributos – livros, capelo e (talvez) um selo de juiz eclesiástico – estão dispostos sobre almofadas. O santo ergue-se de maneira rígida, vestido com a batina sacerdotal e, nos ombros, uma capa de advogado. Gesticula como pregador e sentencia como defensor de justas causas. É protetor dos advogados, magistrados, juristas e professores de direito. Seu dia é celebrado em 19 de maio.
Material
Data de produção
Técnica
Local de produção
Anotações do Colecionador
Pedestal vegetalista de madeira policromada e dourada. Invocação rara. O Santo tem aparencia jovem. Numerosos atributos, Livros etc, estão presentes na base
Bibliografia
DUCHET-SUCHAUX, Gaston. The Bible and the saints. Flammarion Iconographic Guides. Paris: Flammarion, 1994. p. 182.
RÉAU, Louis. Iconografía del arte cristiano. Iconografía de los santos. Barcelona: Ediciones del Serbal, 2001. v. 4, t. 2, p. 123-135.