Número de registro
1180
Denominação
Classificação/Tipologia
Movimentação
Local atual
Sala 05 Minas Gerais e Arte Popular, Vitrine 11, 1ª prateleira centro direita
Resumo descritivo
Escultura de Santo Antônio de Pádua em madeira entalhada e policromada, com vestígios de douramento. A figura do santo ergue-se de maneira bem elaborada, com amplas pregas diagonais, de movimento contido. Os pés, calçados com as sandálias franciscanas, estão em passo de caminhante, ocupando metade do diâmetro da base; a outra metade está ocupada pela barra do hábito. O fluxo para o lado direito de quem olha justifica-se pelo posicionamento do Menino sobre o livro, ou melhor, um incunábulo – livro escrito e copiado à mão, antes da imprensa com tipos móveis – fechado com dobradiças, como eram guardados nas bibliotecas medievais. Os suaves movimentos e um desalinho do prumo da figura do santo são provocados pelo volume do livro, que lhe aperta a cintura.
A parte superior da escultura é plena de movimentos. O santo franciscano abre o braço direito (onde estaria uma haste com lírios, de sua castidade) e, com o esquerdo, segura o livro e o menino Jesus. Este, por sua vez, em proporção menor, abre os braços como o santo, rimando os gestos. As cabeças têm inclinações opostas. O rosto do santo é alongado, demarcado pelo queixo com concavidade, lábios pequenos e sobrancelhas alteadas. O cabelo se volta para cima, formando o cabelo tonsurado dos franciscanos. O Menino, rechonchudo, está à vontade sobre o livro, gesticulando os braços, mexendo as pernas e olhando para cima.
Material
Data de produção
Técnica
Local de produção
Anotações do Colecionador
Santo Antonio, estatura grande, barroco, base redonda, madeira policromada com detalhes dourados, perda da policromia na tunica. Resplendor P 6076, 53gr, Dom Joao V semelhança dos rostos do Santo e do Menino
Bibliografia
ESCUDERO, Lorenzo de la Plaza et alii. Guía para identificar los santos de la iconografía cristiana. Madrid: Cuadernos Arte Cátedra, 2018. p. 41-43.
RÉAU, Louis. Iconografía del arte cristiano. Iconografía de los santos. Barcelona: Ediciones del Serbal, 1998. v. 3, t. 2, p. 123-130.