Número de registro
1190
Denominação
Classificação/Tipologia
Movimentação
Local atual
Sala 01 Ásia, Vitrine Engastada 01, 3ª prateleira direita
Tipo de movimentação
Exposição de longa duração
Resumo descritivo
Nossa Senhora da Piedade esculpida em um só bloco de madeira policromada. A escultura apresenta-se na postura tradicional de Maria, a Dolorosa, sentada sobre as pedras do Calvário, segurando o corpo de Cristo em seu colo. Devoção medieval alemã, tornou-se popular no norte europeu, logo disseminando-se pela França; no Renascimento, chega a seu auge formal com a escultura da Pietà de Michelangelo.
Esta escultura já mostra a influência renascentista, na proporção dos corpos, com toda a dramaticidade do barroco, com os gestos largos de Maria e as faces de ambos com os olhos fechados. O corpo da Virgem é firme, com o posicionamento dos joelhos em evidência para acolher o braço contorcido de Cristo. O gesto de sua mão ao tocar o solo está voltado para cima, indicando sua ressurreição. A coroa de espinhos em sua cabeça foi substituída por um tecido retorcido, segurando a longa cabeleira. Seu tórax, contraído, reflete os sofrimentos dos últimos suspiros; o braço indica sua nudez, apenas um pedaço de tecido a cobrir sua pureza. Maria tem um gesto largo, de dor profunda, e inclina sua cabeça para trás. Desolada, fecha os olhos. É sua sétima e última dor: o sepultamento.
Material
Data de produção
Técnica
Local de produção
Anotações do Colecionador
Escultura em madeira policromada com influências européias
Bibliografia
RÉAU, Louis. Lamentación sobre Cristo muerto. In: Iconografía del arte cristiano. Iconografía de la Biblia. Nuevo Testamento. Barcelona: Ediciones del Serbal, 2008. v. 2, t. 1, p. 548-550.