Número de registro
748
Denominação
Classificação/Tipologia
Movimentação
Tipo de movimentação
Exposição de longa duração
Local atual
Sala 01 Ásia, Vitrine Engastada 01, 3ª prateleira direita
Resumo descritivo
Nossa Senhora da Piedade esculpida em monobloco de madeira com vestígios de policromia. A iconografia de Nossa Senhora da Piedade, em sua grande maioria, apresenta Maria sentada sobre o rochedo do Calvário com Cristo morto em seu colo. Esta peça mostra a Virgem Dolorosa de pé, sustentando o corpo desfalecido pelo braço direito, enquanto o braço esquerdo do filho morto cai na frente do manto maternal.
Sua cabeça é amparada pela mão esquerda da mãe, que inclina sua cabeça acompanhando o peso do corpo do homem, cujas pernas estão dobradas, ocupando toda a extensão do manto materno. A peanha sobre a qual a escultura se eleva tem anjinhos mostrando uma coroa, que, pelo desgaste da peça, não se pode afirmar que seria de espinhos.
Na testa do anjinho da esquerda, que segura a coroa, é interessante apontar a protuberância em seu crânio, a qual poderia ser ushnisha – uma das características físicas de Buda –, que o artesão teria acrescido na figura celeste cristã. Na face posterior, o manto de Maria desce encobrindo todo o pedestal.
Material
Data de produção
Técnica
Local de produção
Anotações do Colecionador
Escultura em madeira com Cristo atormentado, anjos no pedestal. Instrumentos da paixão
Bibliografia
RÉAU, Louis. Lamentación sobre Cristo muerto. In: Iconografía del arte cristiano. Iconografía de la Biblia. Nuevo Testamento. Barcelona: Ediciones del Serbal, 2008. v. 2, t. 1, p. 548-550.