Número de registro
155
Denominação
Classificação/Tipologia
Movimentação
Tipo de movimentação
Exposição de longa duração
Local atual
Sala 05 Minas Gerais e Arte Popular, Vitrine 2
Resumo descritivo
Oratório de salão em madeira recortada com portinholas almofadadas e arremate severo com arco central. O interior é surpreendente: remete a um altar emoldurado por colunas imitando mármore, o arco baseado em recortes de madeira aplicada à guisa de entablamentos e aduela no centro. As flores ornamentam os espaços frontais da base – remetendo a um altar – e ao fundo. Nas portinholas estão quatro cenas com santos em glória, sob arcos esboçados, que gozam do convívio nos espaços celestes. À dieita, na parte superior, está a Virgem da Assunção, já coroada, observada pelos olhos atentos de anjinhos. Abaixo, São Domingos de Gusmão, com o hábito branco e preto da Ordem dos Predicantes. O cão, atributo do santo dominicano, está a seus pés com o facho, e sua auréola foi substituída por brilhos e fulgores emitidos pela santidade do taumaturgo. Na portinhola da esquerda, acima, repete-se uma cena de Nossa Senhora. Abaixo, outro santo dominicano, São Gonçalo do Amarante, sobre um pedestal com três arcos simbolizando a ponte sobre o rio Tâmega, em Amarante, Portugal, para cuja construção ele angariou fundos.
Material
Data de produção
Local de produção
Anotações do Colecionador
Oratorio. A parte central do frontão é arredondada. Policromia externa escura patinada. Interior das portas representando quatro santos, num estilo ingenuo: S Gonçalo, NS da Conceição, S Domingos, NS do Patrocinio.(nomes dos Santos com ortografia desfeituosa).