Número de registro
1194
Denominação
Classificação/Tipologia
Movimentação
Tipo de movimentação
Reserva técnica
Resumo descritivo
Oratório-ermida em madeira recortada, base escalonada e portas almofadadas, que, abertas, fazem com que a austeridade do exterior desapareça, dando lugar à surpresa agradável da ornamentação. Na parte central há pintura dourada e avermelhada, emoldurando a abertura em arco pleno. No fundo, a pintura em tonalidades azuis segue um padrão de quadrados com flores monocromáticas mais escuras. Na altura do capitel há flores, incluindo rosas, na tonalidade cor-de-rosa e azuladas para os ramos e as folhas.
A pintura da parte interna da porta esquerda mostra Sant’Ana-Mestra ensinando Maria menina. O artista recorreu à perspectiva para posicionar as figuras sobre um patamar escalonado. Sant’Ana está sentada em uma cadeira de espaldar alto de madeira esculpida, forrada com tecido vermelho. A cadeira está sobreposta ao fuste da coluna, que se ergue até a altura da interrupção do círculo formado por rolos de nuvens, no meio do qual aparece o Espírito Santo em forma de pomba. Esse fato antecipa a aparição na anunciação com o arcanjo Gabriel. Uma abertura na parede amplia a profundidade ao revelar uma paisagem com três árvores.
Na porta oposta, a cena é do nascimento do menino Jesus. Maria e José estão orando para o Menino, que acaba de nascer em uma manjedoura dentro de uma gruta em Belém. A cidade é pintada com algumas casas, dando profundidade à cena. Na parte superior há a visão celeste, rimando com a pintura ao lado, em que anjos descem dos céus anunciando o nascimento. Em uma fita falante – filactério –, lê-se: Gloria in excelsis Deo (Glória a Deus nas alturas).
Material
Data de produção
Local de produção
Anotações do Colecionador
Oratorio. Possui uma gaveta. Molduras importantes, madeira policromada em cores claras, douramento. Pinturas ingenuas no avesso das portas: Os Santos são identificados com ortografia defeitosa: 1 "Anunciação com Divino", 2 "Natividade, Gloria in excelsis"