Pendências
TROCAR FOTO DE MELHOR RESOLUÇÃO
Número de registro
858
Denominação
Classificação/Tipologia
Movimentação
Tipo de movimentação
Exposição de longa duração
Local atual
Sala 02 América Latina Prataria, Parede
Resumo descritivo
Esta pintura mostra o encontro de duas procissões em praça pública para lembrar o milagre dos estigmas que São Francisco recebeu de Cristo, ocorrido em La Verna em 1224. São cenas também conhecidas como milagre do monte Alverne ou, ainda, São Francisco recebendo os estigmas, pintadas por Giotto di Bondone (1267-1337), na Basílica de São Francisco em Assis.
Nesta obra, os dois personagens em primeiro plano apresentam uma cartela com a descrição da cena. De vermelho, o homem de braços abertos expõe o fato milagroso montado em um cenário. O homem da direita, de joelhos, nos faz crer na veracidade da cena. No segundo plano há dois grupos: de franciscanos à esquerda e de dominicanos no lado oposto. Por detrás de cada fileira dos religiosos há membros das irmandades com bandeiras e tocheiros processuais. Em espaço aberto, entre os religiosos enfileirados, está a cruz sobre um pedestal, e dela desprende o Cristo, que se aproxima de uma escultura representativa de São Francisco de Assis recebendo as chagas de Cristo. No último plano está uma grande praça – seriam as construções do convento franciscano no monte Alverne. Na realidade, é o palco desta representação do milagre, com igrejas fantasiosas desenhadas tomando toda a espacialidade superior da tela, sem praticamente nenhum horizonte.
As encenações em praças públicas e as procissões foram frequentes desde a Idade Média. Nas Américas, continuou-se o costume de celebrar a entrada triunfal de governantes e de bispos em suas cidades quando enviados da Europa. As pinturas como documentos daquelas celebrações são minuciosas, possibilitando a identificação dos personagens e costumes da época, em especial o vestuário. Esta pintura da celebração de memória dos fatos milagrosos é de cunho popular, com poucos recursos pictóricos, porém um documento da importância da religião no período colonial da América espanhola.
Data de produção
Local de produção
Anotações do Colecionador
Encontro de duas procissões, franciscanos e dominicanos, pedindo a proteção divina contra a epidemia de peste. As imagens de Jesus e São Francisco parecem se abraçar
Bibliografia
RÉAU, Louis. Francisco de Asís. In: Iconografía del arte cristiano. Iconografía de los santos. Barcelona: Ediciones del Serbal, 2008. v. 3, t. 2, p. 544.