Número de registro
496
Denominação
Classificação/Tipologia
Movimentação
Tipo de movimentação
Exposição de longa duração
Local atual
Sala 01 Ásia, Vitrine ilha 01, 2ª prateleira esquerda
Resumo descritivo
Imagem de Nossa Senhora e Menino Jesus em marfim amarelado apresentando fissuras generalizadas, exceto na cabeça. A falta do braço impede a nominação exata da invocação. De forma geral, todas as partes estão unidas ao bloco do marfim. Este exemplo mostra no braço esquerdo o furo para encaixar a parte saliente faltante. Se as invocações fossem Carmo ou Rosário, haveria algum vestígio sobre a dobra do manto; se Candelária, a candeia estaria acima.
O artesão se esforça para seguir o modelo europeu. Realiza uma base elaborada com volutas e flores, elevando a figura sobre uma peanha com rolos de nuvens e uma cabeça de anjinho. A figura é volumosa na parte inferior, aparentando certo achatamento. A movimentação do manto nas laterais contribui para o peso visual pleno de interesses, como amassados da túnica dos quais sobressaem os pés ou o repuxado do manto com pregas acentuadas que se unem àquelas dobras e redobras do avesso, com as bainhas debruadas.
Esse desejo de aproximar-se do modelo luso percebe-se também nos detalhes acima, com o tecido elaborado, no peito da Virgem, e o véu esvoaçante. Nesse momento é que se colocou a parte saliente do braço e possivelmente o atributo de outro material – fosse o escapulário, o rosário ou a candeia. O rosto de Maria está apenas esboçado, assim como a posição dura do menino Jesus, que segura o globo. Da mão que deveria estar abençoando – segundo o sinal cristão, com os dedos apontando para cima –, o artesão mostra sua palma, em um gesto claramente oriental.
Na parte posterior, pode-se visualizar a configuração recortada desde a base, peanha e abertura do manto e o esvoaçado do véu. Os caimentos das vestes são retos e lisos.
Material
Data de produção
Técnica
Local de produção
Anotações do Colecionador
Escultura em marfim, pedestal oval, um anjo, véu, vestigios de pintura