Número de registro
898
Denominação
Classificação/Tipologia
Movimentação
Tipo de movimentação
Exposição de longa duração
Local atual
Sala 03 América Latina, Parede
Resumo descritivo
Sob um baldaquino, a Virgem do Rosário, com chapéu de peregrina viajante, está sentada com o Menino, que a auxilia no dedilhar das contas do rosário. Denomina-se esta iconografia de Nuestra Señora de la Montera, pelo uso do chapéu espanhol. Pintura devocional de apelo cênico, pelos elementos que compõem o altar ou mesmo o andor preparado para uma procissão. A grande Lua crescente aos seus pés corporifica mais um de seus presentes oferecidos pelos fiéis ou pela irmandade à qual pertence a escultura da santa venerada. Sete palmas e pequenos vasos em prata e lanternas completam os adornos com o metal abundante das minas de Potosí. Pequenas campânulas produzem sons suaves com os movimentos do andor levado pelos fiéis.
Esse modelo de representação – a Virgem sob seu baldaquino – tem sua origem em La Laguna, pintura anônima da Virgem da Conceição datada de 1756. Seguiu-se grande difusão por meio de gravuras da Virgem da Conceição de um anônimo de 1772, também da capital das Ilhas Canárias. No México, a gravura do mexicano José de Nava ganhou grande repercussão, ultrapassando as fronteiras até chegar ao Altiplano andino.
A liberdade dos artífices possibilitou recriações no manto, com ornamentos regionais enriquecidos com joias, pérolas prendendo as bordas do manto ou formando desenhos no rico chapéu. O grandioso resplendor da pintura e gravuras foi aqui mais contido, satisfazendo-se com um halo circular com as 12 estrelas marianas nas extremidades dos raios.
Data de produção
Local de produção
Anotações do Colecionador
Nuestra Señora de la Montera, a Virgem peregrina, imagem de altar, ex-voto. Grande lua de prata
Bibliografia
FELIPE, Cayetano Gómez. Virgen de la Concepción. In: MORALES, Carlos Rodriguez. Vestida de Sol. Iconografía y memoria de Nuestra Señora de Candelaria. San Cristóbal de La Laguna: Caja Canarias, 2009.
GISBERT, Teresa; MESA, José de. La Virgen María en Bolivia. La dialéctica barroca en la representación de María. In: Memorial del I Encuentro Internacional Barroco Andino. La Paz: Viceministerio de Cultura Unión Latina, 2003. p. 21-36.