Número de registro
884
Denominação
Classificação/Tipologia
Movimentação
Tipo de movimentação
Exposição de longa duração
Local atual
Sala 03 América Latina, Parede
Resumo descritivo
A devoção de Nossa Senhora do Rosário é de tradição dos padres dominicanos, nesta pintura sob a invocação de Nossa Senhora de Pomata. Em todas as igrejas dominicanas há uma Capilla del Rosario, sendo as mais famosas das Américas aquelas de Puebla e Oaxaca, no México, em Quito, no Equador, e em Tunja, na Colômbia. Distantes desses centros, existiam missões ao redor do lago Titicaca, na Bolívia, que pertenciam ao vice-reinado do Peru. Em uma delas, a missão de Pomata, os dominicanos introduziram essa invocação no final do século 16, na Igreja de São Tiago Apóstolo. Já no início do século 17, circularam gravuras representando essas virgens com formas triangulares, a exemplo de Copacabana, na mesma região.
A Virgem de Pomata passou, então, a ser representada com o manto triangular. O menino Jesus, com o globo terrestre na mão, está seguro pelo braço esquerdo; com a mão direita, Maria oferece o rosário aos fiéis. Na grande maioria das pinturas cusquenhas, todo o altar onde ela está faz parte da pintura, com flores, colunas, velas e mesmo a Santíssima Trindade e santos em oração. Aqui também a obra estaria sobre um altar, a julgar pelas cortinas e pela toalha do altar com aplique de renda na borda, mas a inovação do artista mostra uma pintura completada com as rosas em sua longa cabeleira.
Vestida à moda sevilhana com a capa que também as princesas incas usavam – o vermelho simboliza a virgindade –, está coroada. Acima, um toucado de plumas de avestruz – pássaro mítico (suris) sagrado –, assim como o Menino está emplumado. Observam-se adereços de fios com pérolas, brincos que eram oriundos das Filipinas e foram amplamente representados como sinal de nobreza pelos artesãos. Um festão de rosas nos lembra a invocação de rosa mística.
Data de produção
Local de produção
Anotações do Colecionador
NS de Copacabana, tres fileiras de grandes pérolas, fitas azuis e branco formando grandes nos , plumas nas coroas, flores. Rosario nas mãos da Santa e do menino Jesus.
Bibliografia
GISBERT, Teresa. Icononografía y mitos indígenas en el arte. La Paz: Editorial Gisbert y Cia, 2008. p. 85-85.
GISBERT, Teresa; MESA, José de. La Virgen María en Bolivia. La dialéctica barroca en la representación de María. In: Memorial del I Encuentro Internacional Barroco Andino. La Paz: Viceministerio de Cultura Unión Latina, 2003. p. 21-36.
WUFFARDEN, Luis Eduardo. Nuestra Señora del Rosario de Pomata. In: RISHEL, Joseph J. (org.). Revelaciones. Las artes en América Latina, 1492-1820. México: FCE, 2006. p. 457.