Número de registro
485
Denominação
Classificação/Tipologia
Movimentação
Local atual
Sala 03 América Latina, Vitrine 05, Lado B, 1ª prateleira esquerda
Tipo de movimentação
Exposição de longa duração
Resumo descritivo
São Francisco nasceu em Assis, no ano de 1181, de família de rico mercador de tecidos, e ali faleceu em 1226. Quando jovem, lutou na guerra de Assis contra Perugia e ficou um ano prisioneiro. Foi para Roma e lá recebeu a mensagem de Cristo: Repare minha igreja, que, como vês, está em ruínas. De volta a Assis, despojou-se de suas vestes, vendeu sua herança e começou o restauro de igrejas abandonadas. Decidiu ir à Síria para converter os infiéis, uma tempestade o impediu e ele foi para o Egito, onde o intento de converter o sultão egípcio Al-Malik não foi profícuo. Retornando, fundou a Ordem Terceira Franciscana e, na Úmbria, dramatizou a cena do presépio. Em 1224, recebeu os estigmas de Cristo, que lhe apareceu como Seráfico.
Neste conjunto escultórico, a cena se passa sobre o monte Alverne, perto de Assis, onde fazia suas orações e penitência. Invoca a presença de Cristo, que aparece desprendendo-se da cruz, amparado por asas de três anjos, e o santo recebe os cinco estigmas do Cristo crucificado. São Francisco está apoiando-se no globo terrestre, com os pés descalços, estando um sobre as pedras, e Cristo desprende-se da cruz e o abraça. O encontro entre um ser humano e o ser divino é aqui representado com calorosa proximidade, proposta pelo amplexo e pelo toque das mãos em ambos os corpos. Seus olhares se cruzam e, naquele momento, as cinco chagas de Cristo passam para o corpo do santo, nos pés, nas mãos e no lado. A inscrição INRI, no alto da cruz, é em prata trabalhada. Os olhos são de vidro e há aplique de pelo natural nos cílios.
Data de produção
Técnica
Local de produção
Anotações do Colecionador
Escultura em madeira leve policromada e detalhes em prata (O Cristo desce da cruz e abraça S Francisco ajoelhado)
Bibliografia
DUCHET-SUCHAUX, Gaston. The Bible and the saints. Flammarion Iconographic Guides. Paris: Flammarion, 1994. p. 152-153.
ESCUDERO, Lorenzo de la Plaza et alii. Guía para identificar los santos de la iconografía cristiana. Madrid: Cuadernos Arte Cátedra, 2018. p. 125-127.
VARAZZE, Jacopo. Legenda áurea – vidas de santos. Tradução: Hilário Franco Júnior. São Paulo: Companhia das Letras, 2003. p. 836-848.