Sala 01 Ásia, Vitrine Engastada 01, 3ª prateleira centro direita
Resumo descritivo
A predileção pela figura do menino Jesus no Oriente valeu uma iconografia imaginativa e sincrética como Bom Pastor, Pastor Adormecido, pensante ou o recém-nascido. Os modelos europeus lá chegaram por meio de esculturas e também por gravuras, em especial flamengas.
Neste exemplar – Salvator Mundi –, ele está vestido, de pé, com um globo na mão esquerda e a direita levantada abençoando. Há duas hipóteses para a divulgação dessa iconografia: a primeira de que teria sido uma cópia de uma obra de Juan Martínez Montañes, que fora levada para as Ilhas Filipinas juntamente com outras oito imagens. A segunda possibilidade teria sido por meio de uma gravura de Lucas Cranach, artista alemão, datada de 1505, que mostra o menino Jesus como vencedor da morte sobre os demônios, pisando uma serpente e tendo um crânio aos seus pés. Essas características são do modelo hispano-filipino, já que o modelo indo-português é do Bom Pastor.