Número de registro
370
Denominação
Classificação/Tipologia
Movimentação
Tipo de movimentação
Exposição de longa duração
Local atual
Sala 01 Ásia, Vitrine ilha 01, 3ª prateleira esquerda
Resumo descritivo
A representação do menino Jesus, o Bom Pastor, na aculturação da iconografia oriental – em especial das possessões portuguesas de Goa e do Ceilão (atual Sri Lanka) – mostra-o sentado sobre um monte pastoreando as ovelhas. Essa representação se origina ainda no período paleocristão, desenhada nas Catacumbas Domitilia, em Roma, em que o deus Hermes Crióforo é representado de pé e reinterpretado como o Bom Pastor. A simbologia é do Cristo que cuida da Igreja, ou seja, de seu rebanho. Como ele mesmo dissera, Eu sou o pastor e cuido do meu rebanho. No Oriente, essa representação teve um cunho profundamente didático, já que a população da Índia tem um convívio harmonioso com a natureza, endeusando animais.
A origem dessa iconografia poderia ter sido a partir de uma gravura flamenga do século 16, dos gravadores da família Weirix, com o Bom Pastor meditando sobre um coração. Essa família de gravadores trabalhava para o pintor Peter Paul Rubens, que recebia encomendas dos jesuítas – os quais assim levaram suas gravuras, que passaram a servir de modelo em todo o mundo.
Outras gravuras de Cristo como Fonte da Vida aguçaram a imaginação dos artesãos hindus, que produziram magníficas obras, com o menino Jesus sentado sobre o coração tendo a seus pés a fonte da vida com inúmeras figuras. Simbolicamente, o Bom Pastor está ligado à ideia de recuperação dos antigos e dispersos cristãos pelo mundo, de forma a voltarem, como um rebanho, para o caminho da salvação.
Nesta escultura em marfim escurecido, o menino Jesus adormecido tem ovelhas sobre seu ombro esquerdo e seu colo, enquanto outras ovelhas tentam escalar a montanha pedregosa. Sua cabeça está levemente inclinada para a direita, segura pela mão, enquanto o cotovelo se apoia sobre uma cabaça. Sua face é serena, olhos cerrados, lábios entreabertos e cabelos encaracolados, com semelhanças às representações de Krishna ou mesmo de Buda. Calça sandálias com tiras e veste roupas de lã, solucionadas com linhas denteadas, pontiagudas, similares às dos acabamentos dos mantos dos santos e da Virgem Maria.
Material
Data de produção
Técnica
Local de produção
Anotações do Colecionador
Escultuira em marfim pintado, patinado, simples e completo.
Bibliografia
SOUSA, Maria da Conceição Borges de. Ivory catechisms. Christian sculpture from Goa and Sri Lanka. In: CHONG, Alan (ed.). Christianity in Asia. Sacred art and visual splendor. Singapore: Asian Civilizations Museum, 2016. p. 123.