Número de registro
1228
Denominação
Classificação/Tipologia
Movimentação
Tipo de movimentação
Exposição de longa duração
Local atual
Sala 02 América Latina Prataria, Pedestal
Resumo descritivo
Escultura retabular de São Miguel Arcanjo, esculpida em madeira policromada e dourada. A escultura é uma imagem de vulto (livre no espaço e geralmente trabalhada frente e verso e o relevo) classificada por talha inteira ou completa (totalmente talhada em uma única posição). A figura ergue-se ereta, em posição frontal com poucos movimentos nas pernas, provocados pelos pés, que se acomodam sobre uma peanha com rolos de nuvens. A representação é de um soldado com roupas romanas, viril em sua missão de chefe das hostes celestes e dominador de Lúcifer. Seus gestos são seguros ao apresentar seus atributos (aqui faltantes), como a espada e a balança com as almas. O manto evidencia a proporção anatômica desde as pernas másculas, feições viris e gestos complexos dos dedos das mãos. As plumas não retiram a atenção das feições; ao contrário, ampliam a cabeça encoberta pelas faces curvas do capacete. Visto pela face posterior, o manto desce até a peanha, com poucas pregas de linhas retas, e notam-se melhor as plumas do capacete que nascem próximo às ondulações da cabeleira. As asas, fixas por pinos de madeira, completam a iconografia do ser celeste. A pintura da parte interna do manto é minuciosa, com florais dourados.
Nas Américas, a representação das penas tem dois significados: o primeiro vincula-se à arte pré-colombiana como elemento indígena e exótico em relação à Europa; e o segundo associa-se aos arcanjos espanhóis, sempre representados como os aristocratas do período colonial, com penas nos capacetes ou chapéus.
Material
Data de produção
Técnica
Local de produção
Anotações do Colecionador
Escultura em madeira policromada com asas assimétricas e capacete decorado de cinco plumas