Número de registro
851
Denominação
Classificação/Tipologia
Movimentação
Tipo de movimentação
Exposição de longa duração
Local atual
Sala 03 América Latina, Parede
Resumo descritivo
Esta pintura popular da coroação de Nossa Senhora tem acréscimos à iconografia convencional – no plano celeste sendo coroada –, que são a presença de Sant’Ana e São Joaquim, seus pais (ou, ainda, os doadores, representados do mesmo tamanho que as figuras santificadas e vestidos à moda antiga), e a representação de Maria não como assunta ao céu, mas como Imaculada Conceição. É uma pintura catequética que procura informar a origem, a família de Maria, e a complexidade de entender o Deus uno e trino. Procura-se elucidar os dois dogmas de uma só vez, o da concepção de Maria, concebida sem o pecado original, e o da Trindade.
No plano terrestre estão Joaquim, ou o doador, orando e olhando para a Virgem, que fora gerada apesar de sua esterilidade e da idade avançada de Sant’Ana. A doadora, ou a mãe de Maria, está genuflexa, de braços cruzados, reverente, e sinaliza sua aceitação e submissão aos desígnios divinos ao engravidar na velhice. A Imaculada Conceição, e não Maria assunta aos céus, une os mistérios das concepções, pois também a concepção de Cristo foi anunciada por um anjo, como ocorrera com seu pai, Joaquim. A prenunciação de sua assunção está na pequena elevação de seu corpo, amparado por anjinhos e pela Lua crescente aos seus pés.
No plano acima, complementando a materialização do dogma do Deus uno e trino, estão corporificados Filho, à esquerda, Espírito Santo, no centro, e Pai, à direita. Por vezes essa convenção é sublimada e se permite que coloque um globo e barbas longas como atributos para o Pai, a pomba no peito do Espírito Santo e rosto mais jovem com barba escura para o Cristo, que pode ter também uma cruz.
Data de produção
Local de produção
Anotações do Colecionador
Coroação da Virgem, pela SS Trindade, influência flamenga doadores usando roupa nobre
Bibliografia
RÉAU, Louis. La coronación de la Virgen. In: Iconografía del arte cristiano. Iconografía de la Biblia. Nuevo Testamento. Barcelona: Ediciones del Serbal, 2008. v. 2, t. 1, p. 643-645.