Número de registro
849
Denominação
Classificação/Tipologia
Movimentação
Tipo de movimentação
Exposição de longa duração
Local atual
Sala 03 América Latina, Parede
Resumo descritivo
A coroação de Maria, assunta aos céus, revela o esforço catequético em inserir a mulher no conceito do mistério da Santíssima Trindade. Aqui ela aparece como colaboradora para a redenção da humanidade, marcada pela mancha do pecado original. Seu filho aparece ressuscitado, depois de ter cumprido sua missão de salvar o mundo. Para este plano, Maria aceitou ser concebida pelo Espírito Santo e realizar o plano divino de o filho se fazer humano. Com a cruz gloriosa, já pesa sobre seus ombros divinos, Ele a recebe coroando-a como participante do reino dos céus.
A Virgem está de joelhos sobre volumes de nuvens que apoiam seu longo manto azul, símbolo de proteção aos homens. Mãos postas em prece e agradecimento por ter cumprido sua missão, olha para os fiéis na terra, enquanto Jesus, seu filho, e Deus Pai, segurando o globo terrestre, coroam sua cabeça, aureolada por raios luminosos, sob as bênçãos do Espírito Santo.
As cores empregadas são escuras, a começar pelo manto e pela túnica da Virgem. O vermelho intenso, prerrogativa da liberdade dos artífices andinos, é empregado unindo as capas masculinas e a pequena mancha rodeando as mãos de Maria. Sob a pesada capa de Deus Pai, o artífice colocou três rosas vermelhas, numa alusão à Trindade, que agora são quatro, com a inclusão de Maria.
Data de produção
Local de produção
Anotações do Colecionador
Coroação da Virgem pela SS Trindade.
Bibliografia
RÉAU, Louis. La coronación de la Virgen. In: Iconografía del arte cristiano. Iconografía de la Biblia. Nuevo Testamento. Barcelona: Ediciones del Serbal, 2008. v. 2, t. 1, p. 643-648.