Número de registro
847
Denominação
Classificação/Tipologia
Movimentação
Tipo de movimentação
Reserva técnica
Resumo descritivo
A cena da coroação da Virgem Imaculada pela Santíssima Trindade tem como orantes as santas dominicanas Catarina de Siena e Rosa de Lima. Dois anjinhos seguram o manto de Maria para ser assunta aos céus. O mistério da Santíssima Trindade é resolvido plasticamente com três figuras masculinas semelhantes sentadas em tronos de glória nos céus, coroando Maria. Essa convenção de representar a Trindade com um ser uno e trino é de tradição medieval e foi proibida após o Concílio de Trento (1563), porém tolerada pelos clérigos na América espanhola.
As duas santas dominicanas têm grandes afinidades. À esquerda está Catarina de Siena abraçando o crucificado, do qual recebera os estigmas e a coroa de espinhos. À direita, Rosa de Lima, a primeira santa da América, mostra o porta-paz com a figura do menino Jesus, que frequentemente a visitava. Sobre sua cabeça, uma coroa de rosas oculta a coroa de espinhos, como a de Catarina de Siena, da qual era devota.
A solução pictórica para a tríade de visões ocorre colocando no plano terrestre as duas santas dominicanas orantes, Catarina de Siena e Rosa de Lima, Maria sendo elevada aos céus por anjos, tendo o globo aos seus pés e, no alto, as três figuras de Deus uno e trino com faces humanas sem distinção de idade. Toda a composição é plana, com recursos apenas de sobreposições das figuras. As cores mais escuras na parte inferior com os hábitos das santas criam animosidade com o azul intenso do manto, e o branco da túnica da Imaculada prenuncia a alvura das vestes divinas. Esta representação da Trindade, mesmo proibida pela Igreja, foi amplamente difundida pela pintura popular andina.
Santa Rosa de Lima e Santa Teresa são representadas nos dois cantos inferiores.
Data de produção
Local de produção
Anotações do Colecionador
Coroação da Virgem pela SS Trindade Presença de S Teresa e S Rosa de Lima
Bibliografia
RÉAU, Louis. La coronación de la Virgen. In: Iconografía del arte cristiano. Iconografía de la Biblia. Nuevo Testamento. Barcelona: Ediciones del Serbal, 2008. v. 2, t. 1, p. 643-645.