Número de registro
846
Denominação
Classificação/Tipologia
Movimentação
Tipo de movimentação
Exposição de longa duração
Local atual
Sala 01 Ásia, Parede
Resumo descritivo
Entre as classificações das hostes celestes, há os anjos das virtudes, que têm o poder sobre a natureza corporal, na operação de milagres. Eles fornecem os meios para executar os atos milagrosos. Sempre estão prontos a receber as inspirações divinas e, sem temor, a levá-las a efeito. O anjo da virtude, neste caso, traz ao mundo o lume da fé, da crença, e auxilia os homens a ter o ânimo e a fortaleza na crença dos desígnios divinos. Segundo a “Bíblia”, eles estão na segunda ordem da hierarquia e têm papéis secundários, ajudam a executar as vontades divinas, operam milagres e rompem os obstáculos. Também têm controle sobre as forças da natureza, do clima e terremotos.
A aceitação das figuras angélicas no mundo americano foi imediata. Grandes artistas executaram obras principalmente com os arcanjos Gabriel, Rafael e Miguel. Os anjos das virtudes não são nominados senão pelas virtudes que representam: fé, esperança e caridade (virtudes teologais) e prudência, justiça, temperança e fortaleza (as quatro virtudes cardeais clássicas). A iconografia desses seres assexuados é conhecida pelas asas, vestimentas com tecidos esvoaçantes, excesso de roupagem, sobreposta e transparente. Sempre estão de botas como mensageiros viajantes, porém elegantes e rebuscadas.
Este anjo sorridente traz dos céus o lume da fé. Caminha lentamente de forma elegante, a executar um passo de dança. Seus gestos fazem o corpo levitar, recém-chegado para a missão de encorajar a fé nos homens. A inclinação da cabeça o torna mais gracioso, e sorri para os fiéis. Suas asas multicoloridas têm o poder da aparição e, ao mesmo tempo, do mistério de velar os segredos celestes. Suas roupas são transbordantes de beleza, de ricos tecidos e materialização do invisível. Capa, mangas, sobressaia e rendados combinam com o colorido dos tons vivos do barroco. O enfunado das mangas com listras vermelhas e brancas e os amassados das sobretúnicas verdes têm tratamentos perfeitos de claros e escuros. As rendas da saia e das mangas deixam transparecer as suaves carnes roliças. A palidez comovente de sua face roseou-se ao perceber que estava sendo observado pelos olhos humanos.
Data de produção
Local de produção
Anotações do Colecionador
Arcanjo sorridente, portador da chama divina, bela vestimenta. Restauração na parte esquerda
Bibliografia
DOUTRINA bíblica sobre os anjos. In: ECCLESIA. Disponível em: https://www.ecclesia.org.br/biblioteca/miscellaneous/doutrina_biblica_sobre_os_anjos.html.
LACOSTE, Jean-Yves. Dicionário crítico de teologia. São Paulo: Paulinas: Loyola, 2014. p. 134-137.