Número de registro
1235
Denominação
Classificação/Tipologia
Movimentação
Tipo de movimentação
Exposição de longa duração
Local atual
Sala 03 América Latina, Parede
Resumo descritivo
Os elementos iconográficos da cena da anunciação estão explícitos: Maria, ajoelhada, recebe a mensagem divina anunciada pelo arcanjo Gabriel, que sinaliza com o braço esquerdo a presença de Deus Pai abençoando a vinda do Espírito Santo. Compõem a cena, ainda, uma estante de traços barrocos suportando o livro de leituras, um vaso com flores evidenciando as açucenas, símbolo da pureza, e o cesto com fios a ser tecidos, lembrando que Maria teria tecido, ainda no templo de Jerusalém, o manto para Jesus.
A composição esforça-se para dar profundidade enunciando vários planos que se sobrepõem: as vestes e a mão de Maria sobrepostas à estante, o livro sobre seu suporte de madeira, ambos recursos corroborados pelas tonalidades claras sobre as escuras. Do vaso do lado esquerdo, sobre o piso amarronzado, elevam-se flores brancas sobre as nuvens azuladas, que se confundem com as vestimentas do ser celeste anunciador. As três flores brancas abertas simbolizam a tríplice virgindade de Maria, em sua concepção, na concepção de Cristo e no momento do seu nascimento. As três rosas evocam a litania da rosa mística.
O manto vermelho de Gabriel está voltado para a frente e parte para trás sobrepondo-se às asas. A luz formando um triângulo no centro compositivo faz recuar as cabecinhas de putti como a presença de Deus Pai segurando o globo terrestre. Como um último gesto de compreensão de profundidade do artista, a triangulação das figuras, Maria, Gabriel e Deus Pai, está disposta por tamanhos segundo os planos de seus posicionamentos da cena proposta. O corpo de Maria, em primeiro plano, destaca-se pelo gesto que leva o olhar ao arcanjo, e este aponta para o Deus Pai, formando um contínuo movimento.
Data de produção
Local de produção
Anotações do Colecionador
Anunciação, obra ingenua.
Bibliografia
RÉAU, Louis. La Inmaculada Concepción. In: Iconografía del arte cristiano. Iconografía de la Biblia. Nuevo Testamento. Barcelona: Ediciones del Serbal, 2008. v. 2, t. 1, p. 191-192.