Número de registro
1237
Denominação
Classificação/Tipologia
Movimentação
Tipo de movimentação
Exposição de longa duração
Local atual
Sala 03 América Latina, Parede
Resumo descritivo
O tema mariológico popular tem na anunciação do arcanjo Gabriel de que Maria fora escolhida para ser a mãe de Cristo uma das iconografias mais reconhecíveis: o arcanjo Gabriel aqui aparece ajoelhado sobre nuvens anunciando, com a mão direita, a vinda do Espírito Santo em forma de pomba. Maria, genuflexa, ocupada pela leitura das “Escrituras” em um ambiente íntimo de quarto de dormir, faz um gesto de surpresa. Os símbolos decorrentes da cena da anunciação são: ambiente de meditação, aqui uma cama nobre com dossel, o genuflexório onde Maria ora diante do livro, símbolo do conhecimento das profecias, sobre rico tapete confeccionado com flores, e o ramo de açucenas que o arcanjo leva na mão, indicando a pureza de Maria.
O ambiente em que se encontrava Maria quando da anunciação, até o Renascimento, era uma pequena habitação em Nazaré. Com o progresso da perspectiva, Fra Angelico posicionou Maria sob arcadas de um ambiente monástico, como ocorreu no Convento de São Marcos, em Florença (1437). A partir daquela licença, os ambientes chegaram a ser palacianos ou mesmo ao ar livre, segundo Leonardo da Vinci (1475).
A composição é dominada pela cena da anunciação. Três outros fatos ocorrem ao mesmo tempo: acima, à direita, o sonho de São José ao ser anunciado que sua mulher fora eleita para ser a mãe de Jesus; e, abaixo, duas cenas, uma com o milagre recebido e outra com o agradecimento pela intercessão da Virgem com o Menino. O sonho de José ocorre dentro de uma paisagem fantasiosa entre muros, incluindo um arco trilobado ao fundo e arquitetura irreal, com uma igreja emoldurada por uma árvore com um pássaro. O anjo toca delicadamente a auréola do futuro pai de Jesus.
Esta pintura popular é um ex-voto – perda e encontro de um animal por um indígena –, legitimado pelas inscrições do milagre ocorrido com o aparecimento da Virgem ao atender ao pedido. O espaço é reservado pelo enunciado por meio da escrita acima e flores separando do lado esquerdo, onde ocorre a visão emoldurada por rolos de nuvens. O agradecimento, abençoado por um religioso, ocorre com toda a família e a presença da Virgem levada em procissão, cena que ocorre aos pés de Maria logo acima.
As inscrições são as seguintes: En El ano de 1623
En essa pone nombre N Señora Imacon Sino Rosario Carmen
Data de produção
Local de produção
Anotações do Colecionador
Anunciação. Ex-voto. Historia de um índio da região do lago Titicaca, perto das cidades de Llave e de Zepita. Perdeu seu burro, achando-o em seguida, graças à intercessão da Virgem Maria. Moldura moderna
Bibliografia
RÉAU, Louis. La anunciación o la salutación angélica. In: Iconografía del arte cristiano. Iconografía de la Biblia. Nuevo Testamento. Barcelona: Ediciones del Serbal, 2008. v. 2, t. 1, p. 194-198.