Número de registro
394
Denominação
Classificação/Tipologia
Movimentação
Tipo de movimentação
Exposição de longa duração
Local atual
Sala 03 América Latina, Vitrine 05, Lado B, 2ª prateleira esquerda
Resumo descritivo
A elegante escultura da Escola Quitenha do século 18 segue as linhas delicadas do escultor Bernardo Legarda (1700-1773), profícuo artista que manteve seu ateliê na capital equatoriana, Quito. Sua influência ultrapassou as fronteiras, atingindo todo o vice-reinado do Peru e, acima, o de Nova Granada. Sua obra mais importante é a Imaculada Conceição, chamada de Bailarina, executada para os franciscanos.
Este anjo bailarino evoca passos de dança a ser executados com elegância e concentração. Sobre uma pequena base esférica, a figura angelical lança-se ao espaço com um movimento de suas vestes em forma de leque, que evidenciam as pernas de carne rósea. Os dedos dos pés mostram-se e logo são encobertos com polainas macias, que possibilitam a leveza dos passos. Um corpete escuro torna-o mais elegante, acinturado, pois fixa a saia de tecido bordado com minúsculas folhagens. Da mesma coloração, um tecido vaporoso desprende de suas costas e é levado ao vento provocado pelos passos, para os lados entre os braços abertos. Atento, gesticula articulando os dedos das mãos. A cabeça pendendo para a esquerda segue o ritmo do passo da perna esquerda, que o sustenta no solo. Seu semblante transmite a leveza da dança e a alegria da alma, por estar entre os homens, e aqui extasiou-se com os sentidos auditivos que o remetem aos passos dos humanos.
Material
Data de produção
Técnica
Local de produção
Anotações do Colecionador
Escultura em madeira policromada de figura androgina de presepio, sem asas, roupa em "leque"
Bibliografia
KENNEDY-TROYA, Alexandra (org.). Arte y artistas quiteños de exportación. Arte de la Real Audiencia de Quito, siglos XVII-XIX. España: Nerea, 2002. p. 185-203.
SILVA, Jaime Cerón. Esculturas de la colonia. Colección de obras. Bogotá: Museo de Arte Colonial, 2000. p.63-68.