Número de registro
284
Denominação
Classificação/Tipologia
Movimentação
Tipo de movimentação
Exposição de longa duração
Local atual
Sala 03 América Latina, Vitrine 02
Resumo descritivo
Os anjos orantes estão na posição de flexão de uma das pernas, enquanto a outra já repousa no solo. Os gestos dos braços são de oferta e vontade para orar e agir. Quando são anjos adoradores, dispostos em geral junto aos sacrários, estão ajoelhados com as mãos cruzadas sobre o peito. O anjo orante pode carregar uma luminária, porém de forma diferente do anjo tocheiro, que sempre está de pé. Estas esculturas, em geral, são para ser vistas por todos os lados. Os artistas estudam suas quatro faces, o que não ocorre com os santos que são vistos apenas na face frontal, e a posterior pode ser apenas esboçada.
Este anjo orante está sobre uma base retangular com frisos e policromada com as cores avermelhadas e alaranjadas, como ocorre com a sobrepeliz que está sobre a túnica escura, verde com marrom e douramento nas bordas. O rosto é róseo e carrega nas faces a pureza do efebo e traços ainda da inocência. As linhas dos cabelos são contidas e aderentes à forma da cabeça. De perfil, a escultura forma um zigue-zague pronunciado na elevação da perna repuxando a túnica, que continua nos gestos dos braços e na curva descendente das asas metálicas prateadas.
Material
Data de produção
Técnica
Local de produção
Anotações do Colecionador
Escultura em madeira policromada de anjo ajoelhado